PR e PTB têm planos ambiciosos para 2008

Base de apoio do presidente Lula (PT) no governo federal e do governador Roberto Requião (PMDB) no Paraná, o PR está anunciando que vai disputar com candidatos próprios as prefeituras das principais cidades do Estado.  

O deputado estadual Carlos Simões está sendo apontado pela direção estadual do partido como pré-candidato à Prefeitura de Curitiba e o deputado estadual Chico Noroeste é o nome para disputar a Prefeitura de Foz do Iguaçu, nas eleições do próximo ano. O presidente estadual do PR, deputado federal Fernando Giacobo, disse que o partido já se instalou em 360 dos 399 municípios do Estado. E, com isso, tem estrutura para bancar algumas candidaturas próprias nos maiores colégios eleitorais. O PR administra vinte e duas prefeituras e a meta é eleger cinqüenta prefeitos em 2008.

Foto: Lucimar do Carmo

Simões: Curitiba.

Em Ponta Grossa, o PR planeja lançar o secretário estadual do PR e ex-vereador João Barbiero, que foi candidato à Prefeitura em 2004 e ficou em terceiro lugar, atrás de Péricles Mello (PT) e Pedro Wosgrau Filho (PSDB). Em Londrina, o pré-candidato do PR é o vereador e ex-presidente da Câmara, Orlando Bonilha.

O PR definiu ainda as pré-candidaturas às Prefeituras de Guarapuava, Maringá e Foz do Iguaçu. Em Guarapuava o ex-prefeito Vitor Hugo Burko deve candidatar-se novamente. Burko foi vereador e prefeito da cidade durante dois mandatos. Atualmente, representa o PR no governo Requião, ocupando a presidência do Instituto Ambiental do Paraná (IAP). Já em Foz do Iguaçu, o pré-candidato do PR é o deputado estadual Chico Noroeste.

Encontro estadual

Foto: Chuniti Kawamura

Canziani: 50 prefeitos.

Em junho, o PR fará um encontro estadual, em Curitiba, para tratar das alianças e das candidaturas a vereador, além da chapa de prefeitos. ?Nosso objetivo é eleger um grande número de prefeitos e vereadores em todo o Estado. A direção estadual vai analisar todas as alianças e composições das candidaturas majoritárias e proporcionais dos municípios?, defendeu Giacobo.

Petebistas

Quem também já começa e se mobilizar visando o pleito municipal do ano quem vem é o PTB. A legenda promove amanhã, em Manoel Ribas, na região central do Estado um encontro com os 18 coordenadores regionais do partido. Apesar de a reunião ter o objetivo de compor as novas comissões provisórias do partido, o presidente do PTB no Paraná, deputado federal Alex Canziani revelou que o tema eleições também será tratado.

?Em 2004 elegemos 24 prefeitos no Estado. Nas eleições municipais do ano que vem, nosso objetivo é chegar a 50 prefeituras. Para isso, deveremos optar por candidatura própria na maioria dos municípios?, disse Canziani, revelando que na reunião de amanhã já serão discutidas as convenções municipais e as pré-candidaturas a vereador e a prefeito. ?A cláusula de barreira foi vetada pelo Supremo, mas deve retornar com a Reforma Política. Precisamos fazer o maior número de prefeitos e vereadores para termos base para fazermos vários deputados e mantermos a legenda forte?, declarou.

Voltar ao topo