PPS se movimenta para ampliar os seus quadros

Os 25 coordenadores regionais do PPS estiveram reunidos durante todo o dia de ontem em Curitiba para definir as atividades do partido durante o ano. De acordo com o presidente regional do PPS, deputado federal Rubens Bueno, o objetivo é organizar um cronograma de ação para 2003, como a realização de cursos, palestras e campanha de filiação. Otimista com a situação do partido no Paraná, Bueno irá levar a experiência do Estado para todo o país. No final do ano passado ele assumiu a secretaria nacional do PPS. “Vou ajudar o partido na política de consolidação no Brasil”, disse.

Para comprovar que a sigla está em processo de crescimento, o deputado lembrou que na sexta-feira dois senadores e dois deputados federais se filiaram Segundo ele, o fato de dois prefeitos paranaenses terem sido expulsos na semana passada é mais uma prova da linha que o partido adota. “Aqueles que vierem e não se identificarem, sequer devem entrar. Quem quiser, tem que vir com responsabilidade. Estando aqui, ninguém pode apoiar um candidato de outro partido, contrariando uma determinação estadual ou nacional”, explicou.

Identidade

Em 2000 o PPS elegeu no Paraná quinze prefeitos, e hoje apenas nove continuam no partido. Seis foram expulsos. “Queremos identificação com nossas propostas, sem falar na questão ética, na construção de uma nova política, que respeita a sociedade”, disse. “Hoje temos no Estado quatorze vices e mais de duzentos vereadores, sendo que pelo menos vinte também foram expulsos”.

Outra meta é consolidar o partido em oitenta municípios com mais de vinte mil habitantes. “Com isso vamos atingir os 399 municípios, e aí vamos atuar firmemente. Montada a estrutura de ação começaremos em março com a campanha de filiação, com cursos de formação política para os novos militantes, e com a preparação dos candidatos para montar as propostas”, afirmou o deputado.

Plano nacional

De acordo com Bueno, o Paraná é o Estado onde o PPS está melhor estruturado, por isso sua intenção é levar o trabalho realizado aqui para outras regiões. “Quando fui convidado para ser secretário geral foi pelo trabalho feito no Paraná, que é disparado o mais organizado”. Segundo ele em seguida vem Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

Para implementar as mudanças, nacionalmente o partido passará por uma reformulação. “Fizemos um plano estratégico para os próximos dois anos. Juntamos o material aprovado e colocamos no nosso site (www.pps.org.br). Lá as pessoas irão encontrar nossas forças e nossas fraquezas, o que tem que ser resgatado e o que será eliminado. No final há também o plano tático de ações”, contou Bueno.

O primeiro encontro será em Brasília, no dia 17 de fevereiro, quando será realizado um seminário sobre previdência. “Vamos montar uma estrutura de informação, realizar seminários nacionais e readquirir o entusiasmo”, garantiu.

Itaipu

No dia 1.º de fevereiro Rubens Bueno assume a diretoria administrativa da Itaipu Binacional, que tem como presidente Jorge Samek (PT). O deputado não quis comentar o assunto, porque ainda não saiu o decreto presidencial, mas confirmou que o convite foi feito por Samek e pelo chefe da Casa Civil, José Dirceu.

A posse de Samek está marcada para esta quinta-feira, em Curitiba. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente nacional do PPS, Roberto Freire confirmaram presença. No entanto Rubens Bueno só irá assumir o cargo em fevereiro. “Eu assumo solenemente no dia 23, mas de fato só em 1.º de fevereiro. Isso porque quero terminar meu mandato como deputado federal”.

O deputado garantiu que terá tempo para trabalhar na Itaipu e ainda se dedicar à secretaria nacional do PPS. “Não há nada que prejudique meu trabalho, porque posso me dedicar ao partido à noite e nos finais de semana. Além disso, com a Internet fica mais fácil”, disse.

Voltar ao topo