PPS decide agilizar seu planejamento estratégico

Em meio às centena de filiações que vem recebendo na capital em várias outras regiões do Estado, o PPS paranaense decidiu apressar o início da execução de seu planejamento estratégico para 2003, cuja agenda tem um caráter preparatório para as futuras eleições municipais. A afirmação foi feita pelo presidente do diretório regional do partido, Rubens Bueno, a propósito de compromissos partidários agendados para as próximas semanas.

“Na próxima reunião da executiva estadual, convocada para a segunda-feira (dia 10 de março), o assunto entrará em pauta. Um dos primeiros itens diz respeito à formação política da militância do partido”, afirmou Rubens. Ele ressaltou que, a esse respeito, a executiva provisória municipal de Curitiba já vem cumprindo algumas tarefas.

Isso porque, ao longo do mês de fevereiro, normalmente marcado pela inexistência de atividades partidárias, a executiva de Curitiba levou ao partido vários palestrantes para debates com a militância e simpatizantes. Entre eles estavam a deputada Arlete Caramês, que falou sobre o papel do vereador, o professor e pesquisador Renato Mocelin, convidado a abordar a trajetória da esquerda no país, o advogado Luiz Carlos Rocha, que abordou a história do partido, com ênfase na transição do PCB para o PPS, e o vereador e historiador Gabriel Samaha, último convidado, cuja reflexão sobre as relações entre política, cidadania e sociedade de consumo foram acompanhadas por uma platéia de mais de 50 pessoas que lotaram a sede do partido.

“O grande desafio do partido, em Curitiba e em diretórios do interior, refere-se à criação dos núcleos de base, sejam os temáticos ou territoriais. Só a partir da instalação desses núcleos é que o PPS realmente estará sintonizado com as comunidades e enraizado na sociedade”, declarou Rubens. Ele acredita que o fortalecimento político do partido não deve estar dissociado do eleitor comum, que nem sempre participa ativamente de ações políticas e partidárias.

“É preciso trazer novos quadros, formá-los na vivência cotidiana da política partidária e transformá-los em agentes da transformação social almejada pelo PPS”, disse o presidente do partido.

Negros e mulheres

Naquilo que se refere aos núcleos temáticos, o PPS está desenvolvendo uma ação junto a lideranças negras da Região Metropolitana de Curitiba, interessadas em intervir na política pelo caminho dito convencional – pela via partidária -, mas de forma diferenciada, participando de maneira consistente de um projeto político reformador.

A partir disso, o PPS está desenvolvendo uma ação renovadora apoiada por mulheres que buscam no partido uma opção nova de participação. “Muitas mulheres que estão se filiando ao PPS o fazem não por laços, sejam familiares ou de amizade, com lideranças políticas tradicionais. Mas sim porque elas, por iniciativa própria, resolveram tomar parte no processo. Isso as distingue de maneira muito clara dentro desse processo. Elas estão iniciando um aprendizado que só depende delas e que se vincula a seus próprios anseios e perspectivas, não está subordinado a quaisquer outros interesses”, explicou o secretário-geral do PPS, Rubico Camargo.

Voltar ao topo