PPS comemora os 81 anos da fundação do PCB

O deputado Marcos Isfer (PPS) ocupou a tribuna da Assembléia Legislativa ontem para registrar a passagem dos 81 anos de fundação do Partido Comunista Brasileiro. Mais antiga agremiação partidária do país, o PCB foi fundado em Niterói (RJ) em 25 de março de 1922, até se transformar no PPS em 1992.

O PPS surgiu durante o X Congresso do PCB, realizado há 11 anos. A mudança do nome do Partido resultou de uma ruptura completa com a tradição política-partidária esgotada historicamente no Brasil e no exterior.

“Na fase anterior, o partido teve seu nome permanentemente associado às lutas pela liberdade, à solidariedade, à fraternidade entre os povos e contra os regimes de força. O PPS herda esse legado e se destaca como partido propositivo, com projetos alternativos que buscam justiça social e avanço econômico”, disse Isfer em seu pronunciamento.

Segundo ele, a formação e a consolidação do partido contou com a ação política de intelectuais como Astrojildo Pereira, Graciliano Ramos -cujo cinquentenário de morte é comemorado neste mês – e Caio Prado Júnior.

Também ocuparam a tribuna da Assembléia o advogado Luiz Carlos Rocha – filho de Expedito Rocha, antigo militante do PCB – e o presidente da Paraná Turismo, Ricardo Gomyde, dirigente do PCdoB paranaense. “Não há momento histórico, neste País, que não tenha a participação do partido. Fosse na resistência à ditadura do Estado Novo (37/45), assim como na redemocratização de 45, ou no combate ao regime militar de 64 e na transição para a democracia, nos anos 80, o partido sempre marcou sua posição”, disse Rocha. “O PPS é o herdeiro legítimo e histórico do PCB”, acrescentou.

Ricardo Gomyde afirmou que os 81 anos de história do partido “foram assinalados por uma ação norteada pelos ideais e as idéias de libertação e democracia”.

Voltar ao topo