politica

Por falta de quórum, PSDB adia reunião da Executiva nacional

O PSDB decidiu adiar, para a próxima semana, a reunião da Executiva nacional, marcada para acontecer na manhã desta quarta-feira, 21. Oficialmente, o motivo é a falta de quórum. Os tucanos estavam com dificuldade de reunir seus membros em Brasília por conta dos festejos juninos, o que faz com que muitos parlamentares voltem para seus Estados, principalmente os nordestinos. A nova reunião da Executiva deve acontecer na próxima quinta-feira, 29.

O secretário-geral do PSDB, deputado Silvio Torres (SP), negou que o anúncio tenha relação com a decisão da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) de adiar o julgamento, previsto para esta terça-feira, 20, dos recursos do senador afastado Aécio Neves (PSDB-MG). O STF tem como opções mandar prender o tucano, devolver-lhe as funções parlamentares ou manter os efeitos do que foi decidido pelo ministro Edson Fachin em maio, que afastou o mineiro das atividades parlamentares.

A reunião do PSDB tinha como objetivo principal sacramentar a decisão do partido de antecipar para o segundo semestre deste ano a eleição do substituto de Aécio no comando da legenda. Desde 19 de maio, o senador mineiro está licenciado da presidência do PSDB por conta da delação de executivos do frigorífico JBS.

Como antecipou no início do mês o Broadcast Político, serviço de notícias em tempo real do Grupo Estado, a estratégia é tirar Aécio do foco político para que a legenda possa tentar “renovar” sua imagem para as eleições de 2018. O mandato de Aécio como presidente da legenda se estenderia até maio de 2018, mas a Executiva deve escolher uma data do próximo semestre para eleger um novo comandante. O mais cotado é o presidente interino Tasso Jereissati (CE), que conta o apoio de todas as alas da sigla. A avaliação interna é de que, mesmo que não seja preso, o senador mineiro não tem mais condições de estar à frente do partido.

Voltar ao topo