Por aliança, Alckmin ‘sacrifica’ candidatos

Ainda sem nome definido para a disputa na capital paulista, o PSDB pretende abrir mão de candidatura própria nas eleições municipais do ano que vem em algumas das principais cidades da região metropolitana em favor de partidos aliados. Em troca, o governador Geraldo Alckmin, que articula em São Paulo a política de alianças do PSDB para o pleito de 2012, espera receber o apoio de siglas como PSB, PP, PTB e PDT ao candidato tucano à Prefeitura paulistana.

Os tucanos admitem abrir mão da cabeça de chapa em três prefeituras do ABC e em Campinas. A articulação promovida por Alckmin mira também, no médio prazo, a construção de uma coligação que possa facilitar sua reeleição ao Palácio dos Bandeirantes em 2014.

A disposição do governador paulista em ceder a cabeça de chapa na campanha para importantes cidades da região metropolitana ficou clara quando ele sinalizou um possível apoio à candidatura do deputado Jonas Donizette (PSB), em Campinas. O pedido de aliança foi feito pessoalmente a Alckmin pelo presidente do PSB, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos. O tucano condicionou o apoio a Donizette a uma coligação PSDB-PSB em São Paulo. A se confirmar o cenário desenhado, o partido pode também acabar sem candidato em Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul.

O PSDB negocia o apoio, em Santo André, à reeleição do atual prefeito, Aidan Ravin (PTB), mas enfrenta resistência dos tucanos da região, que preferem o vereador Paulinho Serra (PSDB).

São Bernardo do Campo

Mas é em São Bernardo – maior cidade do ABC – que o diretório local do PSDB deve impor mais dificuldade ao plano do governador. O deputado estadual Orlando Morando, candidato tucano à prefeitura em 2008, é o nome natural do partido para 2012. Alckmin, contudo, cogita apoiar a campanha do também deputado Alex Manente (PPS).

O atual prefeito, Luiz Marinho (PT), deve concorrer à reeleição. Os tucanos alegam que a gestão de Marinho é mal avaliada pela população de São Bernardo, mas admitem que o prefeito será ajudado pela considerável força política de Lula – o ex presidente é amigo de Marinho e cogita lançá-lo como candidato ao governo paulista em 2014 contra Alckmin. As pesquisas internas do PSDB, hoje, apontam Marinho, Morando e Manente em empate técnico, com cerca de 26% dos votos cada. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.