Os servidores públicos estaduais poderão curtir mais os feriados de Natal e de Ano Novo. O governo decretou ponto facultativo nos próximos dias 26 e 2 de janeiro.

continua após a publicidade

A medida veio por meio de decreto assinado no final de outubro pelo então governador Orlando Pessuti. O documento não foi revogado. A assessoria de imprensa do Centro Administrativo Luiz Caron, atual sede do governo, confirmou a informação ontem.

O recesso não configura férias coletivas. Nos dias 24 e 31, haverá meio expediente. O horário de trabalho será normal nos dias 29 e 30 deste mês. A possibilidade de folgar nas próximas duas sextas-feiras não vale para quem trabalha em setores com serviços essenciais, como hospitais.

O argumento para os dois pontos facultativos é a compensação do expediente normal do funcionalismo em 28 de outubro (Dia do Servidor Público) e 19 de dezembro (emancipação política), datas nas quais tradicionalmente os servidores tiram folgas.

continua após a publicidade

O fato dos feriados de 7 de setembro, 12 de outubro e 2 e 15 de novembro terem caído no fim de semana neste ano foi outro motivo para determinar os pontos facultativos.

Férias coletivas

continua após a publicidade

De qualquer maneira, este final de ano deve ser mais tranqüilo para os servidores estaduais. Em 2007, o governo estadual cancelou as férias coletivas para os servidores. Houve expediente normal no final do ano passado, com exceção dos dias 25 de dezembro e 1.º de janeiro.

As férias coletivas foram revogadas após sindicatos de diversas categorias de servidores públicos entrarem na Justiça pedindo o não desconto do recesso de final de ano nas férias de 30 dias consecutivos. O governo não quis abrir mão do desconto e cancelou as férias coletivas do ano passado.