“Pode ter igual, mas não tem partido mais ético que o PT”, diz Lula

Brasília – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reafirmou nesdta quinta-feira (6), em entrevista coletiva a emissoras de rádio, que não há no país partido com mais ética que o PT. ?Eu disse que o PT não pode se curvar diante do debate da ética, que pode ter igual, mas não tem partido mais ético que o PT?, disse Lula, ao explicar declaração feita no fim de semana em São Paulo, durante o congresso nacional do PT.

Ao comentar a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), de abrir ação penal contra os 40 envolvidos no mensalão, entre os quais ex-dirigentes do PT, Lula afirmou que é preciso punir quem comete erros.

?Se você tem uma instituição chamada partido, ou chamado PT, se você tem uma instituição chamada imprensa e dentro dessa instituição as pessoas cometem erros e esses erros são julgados e as pessoas são condenadas, você separou o joio do trigo. É como um pé de laranja, o cidadão que tem uma fruta que está com um problema ele não corta o pé, ele tira aquela laranja pra não prejudicar os outras. Ou seja, o que o PT e pessoas do PT cometeram de erro vai ser julgado pela Justiça?.

Para o presidente, é fundamental garantir o direito à defesa, para qualquer ser humano. ?O que eu acho é que nós não podemos permitir que as pessoas sejam execradas antes de você ter o processo terminado, porque senão você faz o julgamento precipitado e você condena as pessoas antes de as pessoas se defenderem. Aí depois se as pessoas forem transformadas em pessoas inocentes, como é que fica se você as condenou antes??.

Lula lembrou que não cabe a ele dar nenhum ?veredicto?, mas criar condições para que as instituições responsáveis possam fazê-lo. ?É isso que eu defendo. As pessoas que sejam acusadas se defendam e depois terão veredicto. Não sou eu que vou dar o veredicto, o que eu posso fazer é criar os mecanismos para que a Polícia Federal investigue, que o Ministério Público faça uma grande investigação e preste contas à sociedade. Fora disso, seria um autoritarismo, que não está na índole democrática do povo brasileiro por mais que a gente queira?.

Voltar ao topo