Após a alta de Jair Bolsonaro, o Hospital Albert Einstein divulgou um boletim médico para detalhar os aspectos técnicos dos 17 dias de internação do presidente. De acordo com o documento, a cirurgia para retirada da bolsa de colostomia, no dia 28 de janeiro, foi realizada sem “intercorrências” e a pneumonia diagnosticada na semana seguinte decorreu possivelmente por presença de líquido no pulmão.

continua após a publicidade

No dia 28, Bolsonaro passou por uma cirurgia de sete horas para reconstrução do trânsito intestinal. De acordo com os médicos, o procedimento ocorreu sem intercorrências e sem necessidade de transfusão de sangue.

continua após a publicidade

Além disso, o hospital esclareceu que os médicos identificaram, durante cirurgia, aderências decorrentes das duas intervenções anteriores. Um pedaço do intestino grosso foi retirado e unido ao intestino delgado. Um exame evidenciou serosite crônica (inflamação) na parte retirada, sem outras anormalidades.

continua após a publicidade

No último dia 6 de fevereiro, Bolsonaro foi diagnosticado com pneumonia após o segundo episódio de febre durante a internação. A situação levou a equipe médica a estender a permanência do presidente no hospital até esta quarta-feira, 13. De acordo com o boletim, a pneumonia não era associada à ventilação mecânica e possivelmente decorreu de microaspiração de conteúdo gástrico, ou seja, presença de líquido do estômago no pulmão.