PMDB supera impasse em eleição na Assembléia

As lideranças dos partidos aliados ao governo na Assembléia Legislativa superaram ontem o que consideram o último obstáculo à formação de uma chapa de consenso para a renovação da Mesa Executiva.

O deputado Valdir Rossoni (PTB), presidente estadual do partido e um dos principais aliados do ex-governador Jaime Lerner (PFL) na Casa, desistiu de disputar a 1.ª secretaria e está agora pleiteando a 2ª secretaria. Com isso, o líder do PMDB na Assembléia, deputado Nereu Moura, será candidato único ao posto.

Moura analisa a decisão de Rossoni, de desistir da disputa pela 1.ª secretaria, como a primeira vitória do governo Roberto Requião na Casa. “A base de oposição que resistia a um acordo conosco para definição do cargo, compreendeu que o momento é de composição e que o governo tem a maioria na Casa. Isso favoreceu o meu projeto de ser o 1.º secretário”, observou.

Definições

Agora, são três os cargos já definidos na futura Mesa: além da 1ª Secretaria, já estão fechadas as indicações para a presidência (que continuará sendo ocupada pelo deputado Hermas Brandão, do PSDB) e a 1ª Vice-Presidência. Neste caso, a vaga ficará com o PT, mas, até o final da tarde de ontem, o partido não havia decidido o nome que indicará. Três deputados estavam na disputa: Natalio Stica (que assume uma vaga na Assembléia pela primeira vez), Luciana Rafagnin e Hermes Fonseca. A questão dos nomes para os nove cargos na Mesa diretora deverá ser o tema principal da reunião que as bancadas aliadas realizam hoje, às 10h, no gabinete da liderança do governo.

Acordos

O líder do PMDB na Assembléia disse que a base de apoio ao governo Requião já contabiliza os votos de 38 dos 54 deputados com assento na Casa. Ele afirmou que está costurando acordos com os demais deputados para garantir a ampliação da base de sustentação do governo. “Além de formar uma ampla base de apoio ao governo Requião, vamos procurar implementar atitudes que possam aproximar a Assembléia da comunidade e tornar o trabalho dos deputados mais ágil e eficiente”, disse.

Voltar ao topo