PMDB se reúne e discute constituição de diretório

O presidente do diretório estadual do PMDB, deputado federal Gustavo Fruet, reuniu-se ontem com os vereadores Paulo Salamuni, Marcelo Almeida e Celso Torquato, com o presidente da comissão provisória Doático Santos, e com os secretários Luís Cláudio Romanelli (Habitação) e Milton Buabsi (Relações com a Comunidade), para definir os novos rumos que serão tomados pelo diretório municipal.

Entre os temas abordados, os critérios de constituição do diretório em Curitiba, que será eleito no próximo dia 22. “Nosso objetivo é trabalhar com uma chapa de consenso. O diretório tem 45 membros titulares, e esta semana o Doático e os três vereadores deverão definir os nomes”, explicou Gustavo Fruet.

Ele afirmou que o governador Roberto Requião e o presidente da Copel, Paulo Pimentel, deverão encabeçar a lista. “Além deles devem integrar a lista os secretários estaduais com domicílio em Curitiba, os deputados estaduais e federais com domicílio em Curitiba e os vereadores. Mas se falarmos em nomes agora iremos restringir um pouco, por isso eles ainda não foram estabelecidos”, disse. Na convenção deverá ser apresentada chapa única. Este é, aliás, o objetivo de Fruet, promover o consenso. “Há muito tempo não acontecia esta prática de diálogo interno no PMDB”, afirmou.

Consenso

Outros temas foram analisados durante o almoço-reunião, que aconteceu na casa do vereador Celso Torquato. “Tratamos de vários pontos, projetamos cenários futuros, falamos sobre novas filiações, e estamos caminhando para o consenso”. Quanto às filiações, nenhum nome foi dado como certo. “O PMDB vai ter que dialogar, para não gerar reações extremadas. Queremos mostrar que não fechamos novas filiações. Queremos novos filiados, mas respeitando critérios.”

De acordo com Gustavo Fruet, o partido definiu etapas, para que todos os passos possam ser analisados e aprovados. “A primeira etapa é resolver a questão do diretório; a segunda é a comissão executiva e a terceira etapa é a definição dos novos nomes que irão compor o PMDB”. Ainda esta semana os vereadores deverão participar de novas reuniões com a comissão provisória, que é composta por Doático Santos, Marcelo Almeida, Wilson Mendes e Luís Bordenowski.

Voltar ao topo