PMDB recua e cancela convenção em Curitiba

A direção do PMDB de Curitiba cancelou a convenção extraordinária que estava marcada para o próximo dia 24 para decidir a aliança com o PT na disputa à prefeitura de Curitiba.

No lugar, as direções dos dois partidos vão divulgar um termo de compromisso para a realização da aliança, que será assinado no próximo sábado durante uma reunião-almoço, no restaurante Madalosso.

No documento, que tem valor político, mas não legal, poderá constar, além da aliança majoritária, a intenção de fechar uma coligação na eleição proporcional (disputa das vagas de vereadores). Os dois partidos vão lançar ainda uma logomarca para identificar a coligação entre a militância. A logomarca será composta pelo desenho das duas siglas.

A suspensão da convenção extraordinária se deve à resistência do setor peemedebista que defende o lançamento de candidatura própria à prefeitura, explicou o presidente municipal do PMDB, Doático Santos. “Os nossos adversários internos se recusaram ao debate, prometeram boicotar a convenção e como eles iriam ficar questionando a legalidade, naquela guerrinha jurídica inútil, decidimos adiantar o serviço e definirmos o acordo no termo de compromisso”, justificou.

O dirigente peemedebista informou que o termo de compromisso será avalizado por 41 convencionais que respondem por 62 votos na convenção, contra 21 delegados que discordam da aliança encabeçada pelo deputado estadual Ângelo Vanhoni (PT). “Como nós chegamos nessa situação estranha no PMDB, onde a posição da direção e da maioria do partido está sendo questionada, vamos fechar o contorno dessa coligação com a ala majoritária já que não podemos ficar à mercê da vontade da minoria”, atacou.

Confraternização

O pré-candidato do PT, Ângelo Vanhoni, disse que o encontro é mais “uma confraternização” entre os dois partidos e que serve, principalmente, como um chamado à união das oposições no processo da sucessão municipal. Vanhoni citou que, na prática, PMDB e PT já estão atuando juntos e que outras siglas devem se juntar para formar uma frente eleitoral. Ele citou que o PCdoB já assinou um protocolo de intenções com o PT.

Voltar ao topo