O deputado federal Gustavo Fruet vai propor ao PMDB que utilize recursos do fundo partidário para custear uma pesquisa na Região Metropolitana de Curitiba, sobre a viabilidade eleitoral dos pré-candidatos a prefeito, reivindicações da população e avaliação dos governos federal e estadual.

Ele formaliza a sugestão hoje, durante o encontro de coordenadores microrregionais do partido para a Região Metropolitana, convocado pelo diretório estadual. O evento tem início às 9h, no Hotel Mabu.

O PMDB realiza hoje mais 18 encontros semelhantes em microrregiões do Estado para discutir estratégias eleitorais para este ano, apresentar os pré-candidatos e debater eventuais alianças. Em Curitiba devem participar desse primeiro debate tanto defensores da candidatura própria quanto partidários da aliança com o PT já no primeiro turno.

Gustavo, que já foi presidente do diretório regional, vai propor ainda que a propaganda partidária do primeiro semestre abra espaço no rádio e na televisão para a participação de lideranças locais de todas as regiões do Paraná. Ele defende que o partido comece a pensar desde já numa identidade visual única para a campanha eleitoral deste ano. Durante a convenção nacional do partido, no último dia 14, foi apresentada a sugestão de utilizar em todo o país o slogan “Agora é 15”.

Viva Curitiba

Animados com manifestações favoráveis vindas de todos os cantos do Paraná, a ala que defende a indicação de um nome do PMDB para disputar a Prefeitura de Curitiba – e também das grandes cidades do Estado – os deputados Gustavo Fruet e Rafael Greca decidiram lançar o Movimento “Viva Curitiba”, na próxima segunda-feira (22). O evento será realizado no Hotel Elo, com um almoço à imprensa, e contará com a presença de deputados federais, estaduais, secretários de Estado e lideranças peemedebistas da Região Metropolitana de Curitiba.

“As reuniões realizadas em São Paulo, Brasília e em Curitiba, com o diretório estadual e representantes das 22 microrregiões do Paraná, reforçam o nosso desejo de que o PMDB tenha candidato próprio na capital “, assinala Greca, pré-candidato à Prefeitura de Curitiba. Fruet, também pré-candidato, acrescenta que, “se o PMDB quiser desenvolver qualquer projeto político para 2006 e anos subseqüentes, tem que lançar candidato próprio nas principais cidades do Estado, principalmente em Curitiba, centro político do Paraná”.

O deputado também concorda com as posições do governador Roberto Requião sobre o assunto. “O Requião tem razão quando afirma que um partido que não tem candidato, não existe. Concordamos com o nosso líder maior, porque um partido com um projeto político não pode ser apenas coadjuvante”, afirma, ao completar recordando uma frase de Orestes Quércia: “O PMDB apoia Lula, mas isso não significa que tenhamos que entregar o partido ao PT”.

continua após a publicidade

continua após a publicidade