PMDB do Paraná apóia João Paulo para Câmara

O presidente do diretório regional do PMDB, deputado Gustavo Fruet, representa o governador Roberto Requião em jantar com o candidato do PT à presidencia da Câmara Federal, deputado João Paulo Cunha, em Brasília, na segunda-feira.

Atendendo pedido do governador, Fruet vem fazendo um trabalho de coordenação da bancada paranaense com o objetivo de mantê-la unida em torno da candidatura petista, que tem o apoio de Requião. Uma primeira reunião aconteceu no sábado.

Na avaliação de Gustavo, a maioria dos seis parlamentares paranaenses foi sensível à argumentação do governador e deve se posicionar pela manutenção do acordo já tradicional que assegura a presidência tanto da Câmara quanto do Senado para as bancadas com maior representação nessas Casas: “A bancada federal joga junto com o governador para fazer valer o acordo que dá ao PMDB a presidência do Senado e ao PT a da Câmara Federal”, observou o dirigente peemedebista que, também a pedido de Requião, participa de um encontro do PMDB na Paraíba, no dia 17.

Questões locais

Dezenove comissões provisórias municipais do PMDB foram homologadas esta semana e 20 foram canceladas, por não terem realizado as convenções municipais no prazo previsto no estatuto do partido. As medidas foram adotadas por Gustavo Fruet em sua primeira semana na presidência do diretório regional. Elas fazem parte de um conjunto de providências destinadas a dinamizar o partido e prepará-lo para as eleições municipais de 2004, incluindo o investimento na formação política de quadros peemedebistas.

Segundo Fruet, as novas comissões provisórias terão prazo de 90 dias para realizar convenções nos respectivos municípios. As comissões que foram extintas deverão ser renovadas. “A idéia é que até abril ou maio tenhamos definições em todo o Estado”, diz Fruet. O presidente do PMDB também vai nomear uma nova comissão provisória da juventude do partido, com o objetivo de preparar o congresso e a convenção estadual da juventude peemedebista, previstos para julho. Além disso, Fruet pretende organizar um fórum permanente de formação política, visando preparar quadros e dar argumentos para os candidatos do PMDB a prefeito e vereador em 2004.

O deputado também presidiu a reunião da comissão executiva do partido, durante a qual foram efetivados como titulares a deputada estadual Elza Correia, os ex-deputados Djalma de Almeida César e Acir Mezzadri e ainda Alzimara Bacelar, do setor feminino do PMDB. Todo o trabalho da nova direção do partido vem sendo conduzido em sintonia com as lideranças peemedebistas. Fruet conversou com as bancadas federal e estadual do partido e vem cumprindo missões a ele delegadas pelo governador Roberto Requião, que esteve à frente do diretório até assumir o Palácio Iguaçu.

Temer diz que PT deseja ruptura

Brasília

(AE) – O presidente do PMDB, deputado Michel Temer (SP), acusou o PT de estar “preparando o caminho” para romper o acordo em torno da eleição dos presidentes da Câmara e do Senado e responsabilizar a direção do PMDB por esse rompimento. “Isso é inadmissível, não vamos aceitar”, reagiu Temer, em entrevista à Agência Estado. Ele se referia à informação de que o PT já teria feito sua opção pela ala do PMDB liderada pelo senador José Sarney (PMDB -AP), que apoiou Luiz Inácio Lula da Silva nos dois turnos das eleições presidenciais.

O presidente do PMDB cobrou uma posição clara do PT sobre o acordo feito entre as cúpulas dos dois partidos em novembro passado, pelo qual a maior bancada de cada Casa do Congresso indicaria os presidentes. No Senado, o PMDB tinha, na época, 20 senadores e era a bancada majoritária, enquanto na Câmara o PT, com 91, teria o direito de indicar o presidente da Casa. Agora, na avaliação de Michel Temer, o PT está criando obstáculos para evitar que isso se concretize.

Temer disse que sugeriu ao presidente do PT, deputado José Genoino (SP), na conversa que teve com ele quarta-feira, que assinasse um documento formalizando os termos do acordo fechado em novembro entre as cúpulas do PT e do PMDB. Genoino alegou ser cedo para isso.

Genoíno nega “fuga”

Brasília

(AE) – O presidente do PT, deputado José Genoíno, disse que seu partido “não está pulando fora” da negociação parlamentar para a eleição dos dirigentes das Mesas da Câmara e do Senado. Segundo ele, o pré-acordo feito em novembro com o PMDB “continua em pé”, mas a sua viabilização depende agora da adesão de todos os partidos para transformá-lo num acordo congressual. O receio do dirigente petista é que se formem blocos de partidos nas duas, ou em uma Casa do Congresso, e isso prejudique o PT.

Segundo ele, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem interesse em indicar os presidentes de comissões técnicas estratégicas como a de Constituição e Justiça da Câmara (CCJ) e a Comissão de Assuntos Econômicos do Senado (CAE). “A existência de blocos cria dificuldades para nós, porque mesmo que tal bloco não lance candidato à presidência da Câmara, ele terá validade para a formação das comissões”.

O deputado negou que o PT esteja estimulando o lançamento de uma candidatura avulsa no Senado, como a do senador José Sarney (AP) na hipótese deste perder a indicação da sua bancada para o senador Renan Calheiros (AL), líder do partido. Genoíno garantiu que o PT e seus aliados na realidade não precisam do PMDB para eleger seu candidato na Câmara, pois contam com adesão de deputados “de outros partidos, que apoiaram Lula nas eleições” para a formação da maioria absoluta, que nesse caso elegeria o deputado João Paulo Cunha.

O presidente do PT disse, ainda, que as lideranças do partido não estão usando linguagem beligerante no debate público do acordo parlamentar, em resposta às declarações feitas ontem pelo presidente do PSDB, deputado José Aníbal (SP).

Lula indica Aldo Rebelo

Agência Câmara

– O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, oficializou no final da tarde de ontem o convite ao deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP) para assumir a liderança do Governo na Câmara. O convite faz parte do acordo com o PCdoB aliado do PT na eleição presidencial. O deputado Aldo Rebelo tem 46 anos e foi reeleito para o quarto mandato. Atualmente, preside a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional.

O parlamentar disse que recebeu com satisfação o convite e que ainda não tem definidos os primeiros projetos que serão defendidos por ele na Câmara. Rebelo adiantou que a decisão das matérias prioritárias será tomada juntamente com os aliados políticos.

Aníbal acusa petistas

Brasília

(AE) – O presidente do PSDB, deputado José Aníbal (SP), disse que as lideranças do PT estão tendo um comportamento ambíguo nas negociações com o PMDB para a composição das Mesas da Câmara e do Senado. “Se o PMDB perceber que o objetivo petista é fragmentar o partido, vai legitimamente se movimentar e reagir”, disse Aníbal.

Ele acha que o PT se assustou com a idéia de formação de um bloco parlamentar na Câmara, reunindo PSDB, PFL e eventualmente o PMDB, calculando que o objetivo desse bloco seria ganhar a eleição para a presidência da Câmara quando, na verdade, segundo Aníbal, o objetivo do bloco, desde que foi proposto pelo PSDB, é reunir a base que deu apoio ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso para fiscalizar o governo atual.

Voltar ao topo