PMDB deve apresentar lista tríplice para vice, diz Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu hoje, em uma entrevista a rádios locais no Maranhão, que o PMDB apresente uma lista tríplice de possíveis nomes para o posto de vice numa eventual chapa de Dilma Rousseff à presidência em 2010. Para o presidente, o recomendável é que a escolha seja da ministra-chefe da Casa Civil: “Primeiro eu defendo a ideia de que o vice seja dos partidos aliados. Segundo o PMDB é o maior partido aliado que compõe a base do governo”, afirmou. “O correto não é nem o PMDB impor um nome forte. O correto é o PMDB discutir dentro do partido e indicar três nomes para a ministra Dilma, para que ela possa escolher”.

Para Lula, é prematura a discussão do assunto no momento. Segundo ele, isso deve acontecer a partir de março. Lula disse que candidato e vice tem de ter afinidade. “Porque é que nem casamento. Quem vai casar com o vice é a candidata. Você não pode empurrar para ela alguém que não tenha afinidade com ela”. No PMDB, estão cotados para vice em uma chapa do PT à presidência, o presidente da Câmara, Michel Temer (SP) e o ministro de Minas e Energia Edison Lobão (MA).

Corrupção

Durante 35 minutos de entrevista, Lula disse que aprendeu a ser pragmático em política e voltou a defender a aprovação rápida do projeto de lei que vai enviar ao Congresso para transformar em hediondos os crimes de corrupção passiva e ativa, peculato e concussão, tornando-os inafiançáveis, se forem praticados por autoridades. “Espero que o Congresso aprove, porque assim a sociedade começa a ter mais confiança na política”.

Lula afirmou ainda que, se pudesse, faria as mudanças por meio de decreto de lei.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna