No Paraná

PM registra 76 crimes eleitorais no segundo turno e considera pleito tranquilo

em um pleito considerado tranquilo, a Polícia Militar registrou 76 ocorrências de crimes eleitorais em todo o Paraná neste domingo (28), data do segundo turno das eleições presidenciais. A operação começou no sábado (27) e o número de registros foi feito até as 21h de domingo, totalizando 20 pessoas e 14 Termos Circunstanciados. Somente em Curitiba, os policiais atenderam 33 situações, mas não houve prisões ou apreensões. De acordo com a PM, a atuação da corporação foi reforçada desde o término do pleito eleitoral para acompanhar as comemorações e atos públicos na capital e nas principais cidades do Interior.

A comandante-geral da Polícia Militar, coronel Audilene Rosa de Paula Dias Rocha, afirmou que a avaliação geral foi de um dia de exercício da democracia com pacificidade e ordem. “Foi extremamente tranquilo, bem abaixo daquilo do que foi registrado no primeiro turno. A Polícia Militar fez o seu trabalho e obtivemos o resultado que esperávamos”, disse. comandante-geral fez um reconhecimento ao empenho da tropa que participou da operação.

+Leia também: Cotação do dólar registra baixa após a eleição de Jair Bolsonaro

Grande efetivo trabalhando

Segundo o chefe do Estado-Maior da PM, coronel Antônio Zanatta Neto, o trabalho envolveu mais de 10 mil policiais militares e 1,7 mil viaturas, maximizando o policiamento preventivo e ostensivo nos locais de votação. Não houve registro de incidentes graves ou de tumultos durante o período de votação neste domingo.

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do trio de ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!

Atos públicos

Mesmo após o pleito eleitoral ter encerrado e a apuração de votos concluída, a Polícia Militar continuou com o efetivo a postos para acompanhar os movimentos e atos públicos durante a noite nas principais cidades do estado, incluindo a capital. Os trabalhos foram reforçados com a aplicação dos efetivos das Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotams), da Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (Rocam) das unidades da PM, com o efetivo do Batalhão de Operações Especiais (Bope) em prontidão em Curitiba.

Em Curitiba atos foram registrados na Praça Santos Andrade, no Centro, em frente ao prédio da Justiça Federal, no bairro Ahú, e na Boca Maldita, na Rua XV de Novembro, os quais receberam o policiamento da Polícia Militar durante a concentração de pessoas para garantir o livre direto de manifestação e também inibir situações de danos, depredações e outros tipos de delitos.

Ciclone extratropical se afasta do Paraná, mas mantém tempo instável