Plano beneficia 400 servidores

A aprovação final do Plano de Cargos e Salários dos servidores do Poder Legislativo na última quarta-feira, após mais de 10 anos de espera, atinge mais de 400 funcionários, que serão enquadrados conforme suas competências e formação, além de receberem vencimentos de acordo com cada área de atuação.

?Esse é um momento histórico para os funcionários do Poder Legislativo, que há muitos anos esperavam por essa medida. Fico feliz em ter sido o presidente responsável pela implantação do quadro. Com isso, cumpro um compromisso que assumi com os servidores públicos do Legislativo?, afirma o presidente da Assembléia Legislativa, Hermas Brandão (PSDB).

Para Wilson Penka, secretário da Comissão de Finanças, que há 26 anos desempenha funções na Casa, ?o plano de cargos e salários há anos vem sendo solicitado pelos funcionários e pelos próprios deputados, que sempre foram solidários com o assunto. Esse processo começou com as últimas administrações, mas, felizmente, acabou terminando com a boa vontade da atual presidência?.

Penka lembra ainda, que o principal ganho dos servidores, além do aumento salarial em decorrência do enquadramento, é a aposentadoria assegurada dos mesmos. ?Esse é o principal destaque da medida. Muitos de nossos colegas já tentaram se aposentar, mas sem sucesso, já que o Tribunal de Contas não dava parecer favorável pela falta de regulamentação profissional. Hoje, sei que vou desempenhar minhas funções e amanhã poderei me aposentar com tranqüilidade?, assegura o servidor.

Segundo o deputado e 1.º secretário da Casa, Nereu Moura (PMDB), ?essa é mais uma importante conquista da atual gestão. Esse plano chega para valorizar nossos servidores, que já estarão enquadrados e recebendo seus novos salários no final do mês de maio. Estamos corrigindo uma distorção histórica do legislativo paranaense?. O enquadramento dos funcionários em suas respectivas funções ocorreu com base na avaliação dos chefes de cada departamento, após a ficha de avaliação respondida pelos próprios funcionários.

De acordo com Deise Xavier Del Corso, que no último dia 12 de maio completou 30 anos de serviços prestados à Assembléia, ?nunca houve um movimento tão forte pela implantação do quadro como ocorreu nos últimos dois anos?. 

Voltar ao topo