Nem aliança com o PT, nem coligação com o PFL. O PL vai disputar a prefeitura de Curitiba lançando hoje a candidatura do deputado estadual Mauro Moraes para a sucessão do prefeito Cassio Taniguchi (PFL).
A convenção que formalizará a candidatura de Moraes será realizada no Clube Literário do Portão, a partir das 10 horas. O presidente estadual do PL, deputado federal Oliveira Filho, será indicado candidato a vice-prefeito da chapa. O PSC poderá apoiar a candidatura de Moraes.
Fracassado o acordo com o PL, o PFL também vai concorrer com “chapa pura” e confirma hoje a candidatura de Bertoldi, indicando provavelmente o ex-deputado federal Luciano Pizzatto para candidato a vice-prefeito, na convenção que será realizada na sede social do Paraná Clube. A candidatura de Pizzatto ainda não é oficial e pode ser confirmada apenas no início da semana.
Oliveira e Mauro Moraes encerraram ontem, no final da tarde, as negociações que vinham fazendo com a aliança PT/PMDB e com a cúpula do PFL. Não houve acordo. O PL não aceitou compor a coligação em torno da candidatura do deputado estadual Angelo Vanhoni (PT). E o PFL não aceitou a condição imposta pelo PL de transformar o vereador Osmar Bertoldi no candidato a vice-prefeito numa chapa encabeçada por Moraes.
Unanimidade
Oliveira Filho disse que haverá unanimidade hoje na aprovação da candidatura própria pelos convencionais do partido. “Vamos sacramentar nossa candidatura na convenção de hoje para não deixar nenhuma margem para mudanças”, disse o presidente estadual do partido, observando que o prazo para a realização das convenções partidárias vence apenas na próxima quarta-feira, dia 30.
Moraes manteve a posição que vinha defendendo desde o início das negociações, quando sustentava que, apesar das pressões e das propostas tentadoras de acordo, acreditava que o caminho do PL deveria ser o da candidatura própria. Terceiro colocado nas pesquisas de intenções de voto divulgadas este ano, Moraes era cobiçado por vários partidos. O primeiro a ser descartado foi o PSDB, que chegou a convidá-lo para ser o vice de Beto Richa. “Nossa estrutura é pequena, mas temos vontade e disposição de sobra. O importante é que o eleitor vai ter uma nova opção”, afirmou o pré-candidato do PL. Ele deverá ter cerca de três minutos do tempo destinado aos partidos no horário eleitoral gratuito.
O PL também homologará sua chapa de candidatos a vereador. A lista tem 54 nomes, informou Oliveira. A expectativa do partido é eleger uma bancada mínima de cinco vereadores.
PT homologa Angelo Vanhoni
Os 317 delegados petistas homologam amanhã, dia 27, as coligações em torno da candidatura do deputado estadual Angelo Vanhoni a prefeito de Curitiba. Além do PMDB e PC do B, já garantidos, está ainda pendente de oficialização o acordo com o PTB. A expectativa de agregar o PL na aliança foi frustrada ontem com o anúncio da confirmação da candidatura do deputado Mauro Moraes à sucessão do prefeito Cassio Taniguchi (PFL).
A participação do PTB na aliança já foi acertada entre as lideranças nacionais e regionais do partido, mas permanecem ainda algumas pendências internas do PT. Há um grupo que se opõe à coligação e outra ala que não aceita compor chapa única com os petebistas na disputa para a Câmara de Vereadores. Mas o grupo favorável ao acordo elegeu um maior número de delegados no encontro realizado em maio.
O PTB faz sua convenção na próxima quarta-feira, dia 30. Os petebistas estão se preparando para integrar o governo estadual. Embora adversários do governador Roberto Requião na eleição de 2002 – o PTB apoiou a candidatura do senador Alvaro Dias – o partido integra a base de apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a aproximação eleitoral em Curitiba pode abrir espaço para o partido no primeiro escalão do governo estadual. O PMDB já oficializou o apoio ao PT na convenção realizada no dia 15 deste mês, indicando o ex-secretário estadual de Assuntos Estratégicos, Nizan Pereira, como candidato a vice-prefeito. E o PC do B confirma a aliança em convenção hoje, na sede da Fetaep (Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná). O PCB também irá integrar a coligação.


