RMC

Piraquara terá 13 vereadores a partir da próxima eleição

Vereadores de Piraquara decidiram ontem que a Câmara terá 13 parlamentares a partir da próxima eleição. Atualmente, a Casa tem 10 cadeiras, mas projeto apresentado pelo presidente, vereador Weliton Figueiredo (PDT), solicitava a redução para nove vagas. Esta foi a segunda votação da proposta, que teve resultado diferente da anterior. Na primeira reunião, os parlamentares apoiaram a redução das cadeiras, mas ontem o aumento no número teve sete votos favoráveis. Para o autor da iniciativa, a redução do número de parlamentares seria necessária para adequação ao orçamento da Casa. “Já estamos com dificuldades, pois a cada ano, os recursos da Câmara estão diminuindo. No ano passado, tínhamos mais de R$ 4 milhões. Este ano temos só R$ 3 milhões e estou sabendo que para o próximo, teremos ainda menos”, conta.

Argumentos

Para o parlamentar, o motivo da segunda votação ter resultado diferente da primeira é a pressão dos partidos políticos. “Estão usando a justificativa que está sobrando dinheiro, mas é sempre melhor sobrar do que faltar, pois quando isso acontece, podemos devolver ao município”, opina.

Entretanto, o vice-presidente, vereador Miguel Scrobot (PSC), acredita que a Câmara de Piraquara tem condições de comportar 13 vereadores. Para ele, a legislação federal comprova que não há motivo para diminuição. A emenda constitucional prevê que Piraquara pode ter até 17 vereadores, pois tem 93.207 habitantes, segundo o Censo 2010 do IBGE.