Pimentel recebe título de Cidadão Honorário

O presidente da Copel, Paulo Pimentel, recebe amanhã o título de Cidadão Honorário do Paraná, outorgado pela Assembléia Legislativa do Estado por proposição e encaminhamento dos deputados Erondy Silvério e Artagão Junior, respectivamente. A sessão solene de homenagem terá início às 17 horas, no plenário da Assembléia.

Paulo Pimentel é paulista de nascimento (da cidade de Avaré), mas há quase 50 anos está radicado no Paraná: em 1955, recém-formado em Direito, fixou-se em Porecatu, na região do Norte Pioneiro. Poucos anos depois, integrou a campanha para eleger Ney Braga ao Governo do Estado e, com sua eleição, foi convocado em 1961 para assumir a Secretaria da Agricultura.

Graças à projeção do trabalho desenvolvido na pasta, foi lançado pelo Partido Trabalhista Nacional como candidato à sucessão de Ney, tendo sido eleito por voto direto em outubro de 1965 e empossado no final de janeiro seguinte.

Obras

O lema de seu governo (“Paraná, aqui se trabalha”) ainda é lembrado por boa parte da população, mesmo depois de quase 40 anos. A gestão de Paulo Pimentel foi marcada pela interiorização das ações, visando integrar o Estado por meio de obras de infra-estrutura que permitissem o desenvolvimento social e econômico de todas as regiões.

No setor de transportes, por exemplo, concluiu a Rodovia do Xisto. Na área das telecomunicações, alavancou a Telepar e implementou o moderno sistema de microondas que fez do Paraná referência nacional em qualidade e tecnologia. E no setor da energia elétrica, além de importantes subestações e linhas de interligação elétrica, inaugurou as usinas de Capivari-Cachoeira (na época, a maior central geradora do Sul do Brasil), Foz do Chopim e Salto Grande do Iguaçu.

Deputado federal por duas legislaturas (elegeu-se em 1978 e 1986), integrou a Assembléia Nacional Constituinte de 1988.

No campo privado, fundou o Grupo Paulo Pimentel (do qual encontra-se licenciado) que é formado por seis veículos de comunicação: os jornais O Estado do Paraná e Tribuna do Paraná, e as televisões Iguaçu (Curitiba), Cidade (Londrina), Tibagi (Apucarana) e Naipi (Foz do Iguaçu).

Voltar ao topo