As Promotorias de Investigações Criminais em Londrina, Cascavel e Foz do Iguaçu estarão funcionando até a próxima segunda-feira, 15. integradas à PIC de Curitiba. A procuradora-geral de Justiça, Maria Tereza Uille Gomes, fez a apresentação dos promotores que vão integrar as unidades no interior ao governador Roberto Requião ontem, durante reunião do Operações Mãos Limpas, no Palácio Iguaçu.
A PIC de Foz do Iguaçu será comandada pelos promotores de Justiça Suzana Lacerda e Rudi Rigo Burkle. A de Cascavel, por Vera Guiomar Moraes. E em Londrina o comando ficará a cargo do promotor de Justiça Leonir Batisti. As PICs vão atuar em conjunto com oficiais da Polícia Civil e Polícia Militar designados para prestar apoio à essas estruturas. “Para combater o crime organizado as polícias e as promotorias têm de trabalhar afinados e com uma coesão intensificada nas ações de investigação”, comentou Requião.
A procuradora Maria Tereza considerou que é fundamental levar o trabalho iniciado em Curitiba para as principais cidades do Estado. Segundo ela, as PICs devem agir de forma independente, mas em harmonia com as polícias Civil e Militar. Ela lembrou que o combate à formação de quadrilhas, ao tráfico de drogas, aos jogos, à máfia dos combustíveis, à pirataria, ao desmanche de veículos e à prostituição infantil são metas a serem trabalhadas pelas PICs de forma integrada.
Em Foz do Iguaçu, por exemplo, uma das preocupações do governo é reduzir o índice de crimes sem solução na cidade. São cerca de 300 homicídios por ano – um dos mais altos índices do Brasil.


