Mesmo assim...

PIB próximo a zero já era esperado, diz Cunha

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), disse nesta sexta-feira, 27, que o resultado do PIB de 2014, próximo a zero, já era esperado. Na opinião do deputado, os indicadores econômicos mostram que o resultado de 2015 deve ser ainda pior. O PIB do Brasil subiu 0,1% em 2014 na comparação com 2013, divulgou na manhã desta sexta-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Cunha foi perguntado sobre possíveis erros do governo na condução da política econômica, mas ponderou que, em um contexto diferente do atual, a atual gestão optou por uma política de incentivos fiscais sem a qual o resultado de 2014 poderia ter sido negativo. Segundo o peemedebista, porém, este modelo está esgotado.

O deputado afirmou que o ajuste fiscal não é o modelo econômico do segundo mandato de Dilma Rousseff, mas uma premissa para um novo modelo que o governo precisa mostrar qual é. “Governo precisa mostrar o passo seguinte”, disse.

Cunha defendeu ainda que o governo explique à sociedade os objetivos do ajuste fiscal proposto pela equipe econômica. O presidente da Câmara disse que, “o que for importante para a economia”, terá o apoio do PMDB.

Depois de participar de um evento na Assembleia Legislativa de São Paulo, onde foi hostilizado, Cunha seguiu para a União Internacional Protetora dos Animais, onde posou para fotos segurando um filhote de cachorro.