PGE discute reintegração com Araupel

O procurador-geral do Estado, Sérgio Botto de Lacerda, reuniu-se ontem com o advogado Paulo Macarini e com Alberto Pius, representantes da Fazenda Araupel, localizada no município de Quedas do Iguaçu, na região Sudoeste do Estado. A fazenda foi invadida pelo MST, em 1999, e a solicitação judicial de reintegração de posse, emitida naquele ano, gerou um pedido de intervenção no Paraná, determinado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), no início deste mês.

Ficou definido que nos próximos dias a Polícia Militar do Paraná vai realizar um levantamento na área da fazenda e em outras quatro áreas próximas, já desapropriadas pelo Incra, para identificar precisamente o local da invasão, o número de pessoas existentes na área e quais as condições em que ela se encontra. “Esse levantamento vai ser feito por terra e ar, para que possamos ter a proporção exata do assentamento e das áreas vizinhas”, disse o procurador. As quatro áreas de assentamento já desapropriadas pelo Incra somam 28 mil hectares de terra.

O procurador afirmou que o acórdão do pedido de intervenção no Paraná ainda não foi publicado e que o papel do Estado é apenas o de garantir o reforço policial para que se cumpra a reintegração de posse da área. “O Governo do Paraná não é omisso. Nós vamos nos reunir novamente com os representantes da fazenda e com o Incra, para que a reintegração de posse da área seja cumprida, mas a solução para este problema não é fácil, nem rápida” afirmou.

Voltar ao topo