PFL faz convenções para eleger delegados

O PFL estadual realiza hoje convenções em cerca de trezentos municípios do Estado que irão indicar os delegados à convenção estadual, marcada para o dia 4 de abril, quando será renovado o comando do partido no Paraná. Curitiba e outras 46 cidades somente elegerão seus diretórios municipais após a convenção estadual. A partir de hoje, o diretório do PFL em Curitiba passa a ser comandado por uma comissão executiva provisória, composta pelos mesmos integrantes da anterior.

O atual presidente é José Carlos Ciccarino, ligado ao ex-deputado federal Luciano Pizzatto, um dos pretendentes à sucessão do prefeito Cássio Taniguchi (PFL) no próximo ano, que deve disputar a indicação com o deputado estadual Rafael Greca. O secretário-geral do diretório estadual, Elio Rusch, disse que a convenção de Curitiba foi adiada para permitir um entendimento entre os dois grupos que disputam o controle do partido.

A data da convenção de Curitiba será marcada pelo futuro diretório estadual. O deputado federal Abelardo Lupion, atual vice-presidente do partido, é o principal nome apresentado até agora para suceder João Elísio Ferraz de Campos na direção estadual do PFL. O líder da oposição na Assembléia Legislativa, deputado Durval Amaral, também está cogitando disputar a presidência do partido. O ex-deputado federal Joaquim dos Santos Filho é o terceiro nome.

Rusch disse que, a partir da próxima segunda-feira (dia 10), a atual executiva começa a discutir a composição da chapa para o diretório estadual. De acordo com o atual secretário-geral, será realizado um esforço para que não haja bate-chapa na convenção estadual.

Para o secretário geral, o PFL começa agora uma fase de reorganização. Depois de oito anos no Palácio Iguaçu, o partido está na oposição ao governo – pelo menos parte do PFL – e deverá tentar manter seu espaço a partir das eleições municipais do próximo ano.

Voltar ao topo