Petista contesta criação de cargos em Curitiba

O vereador Adenival Gomes (PT) questionou ontem publicação do Diário Oficial onde o prefeito de Curitiba, Cássio Taniguchi (PFL), autoriza a criação, em caráter provisório, de 121 cargos em comissão, com validade até dezembro de 2004. “Parece se tratar de uma verdadeira festa, o trem da alegria que denunciamos no início deste ano está se materializando agora”, denunciou. De acordo com a Prefeitura, porém, não foram criados novos cargos, como alardeia o vereador, mas foi feito um remanejamento de funcionários após a extinção da Secretaria da Criança.

Todas essas funções foram criadas, segundo Adenival, dentro das estruturas da Secretaria Municipal de Educação e da Fundação de Ação Social (FAS). O decreto 525/2003, publicado na edição do Diário Oficial do dia 1.º de julho, cria na estrutura da FAS 86 funções gratificadas provisórias. A maioria dos cargos é destinada a chefes de serviço, seis em cada uma das oito administrações regionais da cidade. Os demais cargos em comissão são de coordenador e assistente.

De acordo com o chefe de gabinete da Fundação de Ação Social, Cláudio Pacheco, nenhum novo cargo foi criado. “As atribuições da Prefeitura com a criança não acabaram com a extinção da Secretaria da Criança. Elas foram reorganizadas e agora estão sendo exercidas pela FAS”, explicou. “Todos estes 121 cargos foram extintos junto com a secretaria, e agora os mesmos funcionários estão sendo recolocados. Se isso não fosse feito não haveria como manter os programas em andamento”, disse Pacheco.

Voltar ao topo