Pessuti entrega projetos e pedido de empréstimo à AL

O vice-governador Orlando Pessuti (PMDB) entregou ontem, ao presidente da Assembleia Legislativa (AL), Nelson Justus (DEM) dois projetos que transformam em políticas de Estado, a serem adotadas pelos futuros governos, o Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) e o repasse anual de recursos pelo Estado para instituições municipais, estaduais e mantenedoras de ensino especial.

Pessuti também levou à AL pedido de autorização de empréstimo de R$ 229,5 milhões para realizar obras previstas no projeto de preparação de Curitiba para sediar jogos da Copa do Mundo de Futebol, em 2014.

As obras, que compõem o Plano de Mobilidade nas cidades que receberão o evento, terão recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), através de financiamento da Caixa Econômica Federal (CEF).

O governo tem até o próximo dia 31 para entrar com o pedido de liberação do crédito, depois de ser aprovado pela AL. Uma quarta mensagem autoriza o Paraná a participar da Ferrosul, empresa a ser criada pelos quatro Estados que compõem o Conselho de Desenvolvimento e Integração do Sul (Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul). A Ferrosul quer construir e operar ferrovias para a integração os quatro estados.