Com a promessa de manter e ampliar programas como o Paraná 12 Meses, Fábrica do Agricultor e atividades de sanidade animal e vegetal, o vice-governador Orlando Pessuti (PMDB) assumiu ontem a Secretaria de Agricultura do Paraná. A solenidade aconteceu no anfiteatro da Emater, e pode ser acompanhada por um telão instalado no saguão do prédio. Pessutti também prometeu resgatar programas antigos, como o Panela Cheia, e buscar recursos federais para investimentos na habitação, com forma de reduzir o êxodo rural.

Para Pessuti, o apoio à agricultura familiar será um desafio do novo governo. Por isso, promete rever o programa de Vila Rurais. “Vamos discutir com a secretaria de Habitação e rever sua filosofia, pois a idéia é ter uma área comum para a produção, deixando de ser só um programa de habitação”, disse.

Em quinze dias Pessutti deverá entregar ao governador Roberto Requião um levantamento da secretaria e outros projetos que serão implementados. O novo secretário disse que em um mês deverá definir os cargos que irão ocupar as diretorias ligadas à agricultura. O primeiro nome definido foi do ex-deputado-estadual de Toledo, Sabino Campos que irá comandar a Emater.

Filho de agricultores, e formado em medicina veterinária pela Universidade Federal do Paraná, Orlando Pessutti prometeu dobrar o número de extensionistas da Emater, e estimular o serviço de pesquisa através do Iapar. O novo secretário também prometeu ampliar o Banco da Terra, criar um fundo de aval e preços mínimos para culturas estratégicas.

continua após a publicidade

continua após a publicidade