Pesquisa Vox Populi aponta vantagem de Beto Richa

Os institutos de pesquisa divulgaram ontem levantamentos sobre as intenções de voto em três dos principais municípios paranaenses. Se na pesquisa Vox Populi para Curitiba o quadro permanece idêntico aos levantamentos anteriores, o Ibope apontou uma virada em relação à pesquisa de agosto em Ponta Grossa e, em Londrina mostra que apesar da vantagem de 10 pontos sobre seus adversários no primeiro turno, o ex-prefeito Antônio Belinati (PP) terá maior dificuldade no segundo turno.

A 11.ª pesquisa de intenções de voto para a Prefeitura de Curitiba registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Paraná mantém exatamente o mesmo quadro dos levantamentos anteriores.

Divulgada na noite desta terça-feira, a pesquisa Vox Populi, contratada pelo Jornal do Estado mostra a liderança do prefeito Beto Richa (PSDB) com 71% das intenções de voto, mais de 50 pontos à frente de Gleisi Hoffmann (PT), que soma 15%. Carlos Moreira (PMDB) tem 2% e Fábio Camargo (PTB), 1%. Bruno Meirinho (PSOL), Ricardo Gomyde (PCdoB), Maurício Furtado (PV) e Lauro Rodrigues (PTdoB) não pontuaram.

Dois porcento dos entrevistados declararam que votarão nulo ou em branco, enquanto 9% ainda não decidiram. O Vox Populi ouviu 800 pessoas entre os dias 17 e 18 deste mês e registrou a pesquisa sob número 2103/08 no TRE. A margem de erro é de três pontos percentuais.

Em relação às três pesquisas anteriores do Vox Populi, Beto e Gleisi oscilaram dentro da margem de erro. Enquanto o Tucano perdeu dois pontos em relação ao início do mês, a petista recuperou três dos quatro que havia perdido entre a segunda e terceira pesquisas.

Os demais candidatos também mantiveram desempenho semelhante, oscilando entre 0% e 2%. A pesquisa também avaliou a administração do prefeito Beto Richa, que chegou a 91% no levantamento divulgado ontem. Seis porcento disseram desaprovar enquanto 3% não responderam.

Ponta Grossa

A segunda pesquisa Ibope de intenções de voto para a Prefeitura de Ponta Grossa (Campos Gerais) aponta empate técnico entre os candidatos Pedro Wosgrau (PSDB) e Jocelito Canto (PTB) na liderança.

Enquanto Wosgrau, atual prefeito, saltou de 22% para 37%, seu principal adversário caiu de 43% para 30% em relação à pesquisa divulgada em agosto. Com margem de erro de quatro pontos percentuais, os candidatos estão tecnicamente empatados.

Mas o segundo turno entre os dois candidatos ainda não está definido, pois Sandro Alex (PPS) aparece com 19% das intenções de voto. Geverson Silveira (PT) tem 3%. Brancos e nulos somam 2% e 7% estão indecisos.

Os candidatos Lauro Padilha (PV) e João Stefaniak não somaram 1%. O Ibope ouviu 504 pessoas entre os dias 20 e 22. A pesquisa foi encomenda pela Rede Paranaense de Comunicação e está registrada no TRE sob o número 469/2008.