O prefeito Beto Richa (PSDB) manteve a vantagem em relação a seus adversários na disputa pela Prefeitura de Curitiba. A pesquisa do Vox Populi, divulgada ontem, coloca o candidato à reeleição 56 pontos percentuais à frente de Gleisi Hoffmann (PT), segunda colocada com 16% das intenções de voto.

continua após a publicidade

O prefeito manteve-se entre os 70% e 74% de intenções de voto com que apareceu em todas as pesquisas registradas no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) desde o início da campanha.

Na pesquisa divulgada ontem, ele aparece com 72% das intenções de voto, dois pontos a menos que possuía na pesquisa anterior do Vox Populi, divulgada no dia 13 de agosto. Como a margem de erro de 3,5 pontos, nem se pode dizer que o prefeito teve queda.

Já a petista cresceu 60% em relação à última pesquisa do Vox Populi, subindo de 10% para 16%, igualando ao índice registrado pelo Ibope em pesquisa divulgada no dia 29 de agosto, pela RPC, o maior alcançado por Gleisi em todas as pesquisas até agora.

continua após a publicidade

Carlos Moreira (PMDB), Fábio Camargo (PTB) e Ricardo Gomyde estão empatados na terceira posição, com 1% das intenções de voto, enquanto Bruno Meirinho (PSOL), Maurício Furtado (PV) e Lauro Rodrigues (PTdoB) não atingiram 1% das intenções de voto. Sete por cento dos entrevistado declararam que votarão branco ou nulo, enquanto 2% se disseram indecisos ou não souberam responder.

O Vox Populi ouviu 800 pessoas entre os dias 28 e 31 de agosto. A margem de erro é de 3,5 pontos. A pesquisa foi encomendada pelo Jornal do Estado e está registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o número 1729/2008.

continua após a publicidade

“É um resultado muito positivo, pois a campanha está em pleno vapor e os adversários têm feito muitas críticas à cidade, mas a população demonstra que gosta de Curitiba e da forma democrática que ela está sendo administrada”, comentou Beto Richa após tomar conhecimento dos números.

Gleisi Hoffmann também viu com otimismo seu desempenho na pesquisa. “Estou muito animada, sentindo que a intenção de voto começa a se movimentar. Esse crescimento de seis pontos já é sinal de que a população está começando a se interessar pelo processo eleitoral. A cidade começou a discutir a sucessão municipal”, disse.

Já Fábio Camargo e Carlos Moreira questionaram a pesquisa. “Acho que os institutos de pesquisa não estão indo aos bairros mais afastados, onde há muita gente insatisfeita com a atual administração. Estão concentrando os questionários na região central, onde a Prefeitura deu uma boa maquiada”, comentou Fábio Camargo.

“Essa pesquisa é claramente manipulada. No meu modo de ver, ela quer induzir a população a achar que a eleição já está definida. Isso só tem um benefício, que é para as pessoas que estão atualmente no poder municipal e não querem ver discutidos os problemas da cidade”, declarou Moreira. “Tenho certeza absoluta que esses números são inverídicos, irreais e mentirosos”, disse o candidato peemedebista.