Pesquisa do Vox Populi mantém Beto Richa na liderança

A 18 dias das eleições municipais, pouca coisa mudou no quadro eleitoral de Curitiba, de acordo com as pesquisas de intenção de voto. Na pesquisa Vox Populi/Jornal do Estado, divulgada ontem, o prefeito Beto Richa (PSDB), candidato à reeleição, segue na liderança e com mais de 70% das intenções de voto.

Desta vez ele aparece com 73%, um ponto a mais que na última pesquisa Vox Populi, de 4 de setembro. A principal adversária de Beto, Gleisi Hoffmann (PT) não conseguiu evoluir em relação à pesquisa anterior. Pelo contrário, ela oscilou de 16% para 12%.

Os demais seis candidatos praticamente mantiveram-se na mesma situação: Carlos Moreira (PMDB) e Fábio Camargo (PTB) seguem empatados com 1% das intenções de voto.

Desta vez, eles ganharam a companhia de Maurício Furtado (PV), que pela primeira vez pontua em uma pesquisa eleitoral, mas não têm mais Ricardo Gomyde ao seu lado. O candidato do PCdoB não atingiu 1%, assim como Bruno Meirinho (PSOL). Lauro Rodrigues (PTdoB) não foi citado por nenhum dos entrevistados.

Cinco por cento dos entrevistados declararam que votarão nulo ou em branco, enquanto 7% ainda não sabem em quem votarão. O Vox Populi ouviu 803 pessoas entre os dias 10 e 12 de setembro. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais e a pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o número 2092/2008.

Se perdeu pontos em relação à última pesquisa, o candidato Ricardo Gomyde conseguiu ultrapassar o prefeito Beto Richa como candidato com menor rejeição. Apenas 3% dos entrevistados não votariam em Gomyde, enquanto 4% rejeitam Beto Richa.

A campeã de rejeição é Gleisi Hoffmann, com 20%, seguida por Fábio Camargo (13%), e Bruno Meirinho (11%). Carlos Moreira tem a rejeição de 9% dos entrevistados, enquanto Lauro Rodrigues tem 6% e Maurício Furtado, 5%.

A pesquisa também trouxe as aprovações dos governos Lula, Requião e Richa. Beto Richa tem a maior aprovação, de 88%, com 10% de desaprovação. Lula tem 65% de aprovação e 32% de desaprovação. Requião foi aprovado por 46% dos entrevistados e desaprovado por 48%.

“É um resultado que nos dá uma grande motivação para esta reta final de campanha. Vamos trabalhar ainda mais para retribuir a confiança da população nesta gestão”, disse o prefeito Beto Richa.

Já Gleisi Hoffmann reagiu com desconfiança à divulgação da pesquisa. “De todas as pesquisas divulgadas até agora, a do instituto Vox Populi é a que apresenta maior distorção da realidade. Já solicitamos à Justiça Eleitoral que exija do instituto a apresentação de todos os questionários aplicados e também uma descrição detalhada da metodologia utilizada. O que sentimos nas ruas é que Curitiba quer mais vinte dias para debater os problemas graves que enfrenta nas áreas de saúde, educação, transporte e tantas outras. Tenho certeza que vamos para o segundo turno. Estamos confiantes na vitória”, declarou.