Pesquisa aponta reeleição do atual prefeito de Curitiba

Pesquisa do instituto paulista Datafolha, divulgada ontem, mostra que o prefeito Beto Richa (PSDB) seria reeleito já no primeiro turno, caso as eleições municipais, marcadas para o ano que vem, acontecessem atualmente. Ele abre larga vantagem sobre a segunda colocada, a pré-candidata Gleisi Hoffmann (PT), chegando a 58% das intenções de voto. A petista fica distante, variando seu desempenho de 8% a 9%, em duas simulações. O principal pré-candidato apoiado pelo governo estadual, reitor da Universidade Federal do Paraná, Carlos Augusto Moreira Júnior (PMDB), figura com apenas 1%.

Beto vence em dois cenários estimulados, quando o entrevistado consulta lista com nomes pré-definidos. Todos os outros candidatos somados chegam a 29%. Gleisi aparece sempre em segundo, seguida de perto por Rubens Bueno, com 7%, e Ratinho Júnior, 5%. Do PMDB, o nome com desempenho mais forte é o do ex-prefeito Rafael Greca, atual presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), que registra 4% das intenções. Outros citados são Fábio Camargo (PTB), com 3%, e Osmar Bertoldi (DEM) 2%.

Espontâneo

O atual prefeito também lidera a consulta quando os pesquisados respondem espontaneamente em quem votar. Neste caso, o tucano é mencionado por 34% dos eleitores. Bem atrás aparece o segundo mais citado, o deputado federal Ângelo Vanhoni, do PT, com 2%. Gleisi, que no ano passado foi a mais votada na capital para o Senado – perdeu a vaga para o senador Alvaro Dias – fica em terceiro nesta modalidade de pesquisa.

O número de indecisos, nos dois cenários, é de 8%. Brancos e nulos oscilam entre 5% e 6%. A pesquisa do Datafolha foi realizada entre os dias 26 e 29 do mês passado. Foram ouvidas 405 pessoas (193 homens e 212 mulheres). A margem de erro é de cinco pontos percentuais.

Parceria

Para Beto Richa, os números demonstram a aprovação aos resultados que vêm sendo obtidos. ?É uma administração feita em parceria com os curitibanos, com propostas para melhoria da qualidade de vida em toda a cidade. A pesquisa mostra que esta administração está no rumo certo?, afirma o prefeito.

Voltar ao topo