Pesquisa aponta liderança de Eunício Oliveira no Ceará

Pesquisa Ibope divulgada neste domingo pelo Diário do Nordeste aponta o nome do senador Eunício Oliveira (PMDB) como favorito na disputa pelo governo estadual de Ceará. Foram cinco situações analisadas, todas contam com os nomes de Ailton Lopes (PSOL), Eunício Oliveira (PMDB), Nicole Barbosa (PSB) e Roberto Pessoa (PR). O que varia entre os cenários é nome do pré-candidato do PROS, com as seguintes opções: Domingos Filho, Izolda Cela, Leônidas Cristino, Mauro Filho e Zezinho Albuquerque.

A primeira situação apresentada aos entrevistados, em pergunta estimulada, traz Eunício Oliveira com 36% das intenções, seguido de Roberto Pessoa (15%), Domingos Filho (8%), Ailton Lopes (2%), Nicole Barbosa (2%), brancos e nulos (19%) e 18% não sabem ou não responderam.

No segundo cenário, Eunício aparece com 39% das intenções de voto, à frente de Roberto Pessoa (18%), Izolda Cela (1%), Ailton Lopes (3%), Nicole Barbosa (2%), brancos e nulos (19%) e 17% não sabem ou não responderam. A terceira hipótese apresenta Eunício Oliveira com 38% das intenções de voto, seguido de Roberto Pessoa (17%), Leônidas Cristino (4%), Ailton Lopes (3%), Nicole Barbosa (2%), brancos e nulos (18%) e 17% não sabem ou não responderam.

No quarto cenário, o peemedebista segue com 39% das respostas, antes de Roberto Pessoa (18%), Mauro Filho (3%), Ailton Lopes (2%), Nicole Barbosa (2%) com 19% de brancos e nulos e 17% que não sabem ou não responderam. Por fim, no quinto cenário, Eunício aparece com 39% das intenções de voto, seguido de Roberto Pessoa (17%), Zezinho Albuquerque (4%), Ailton Lopes (3%), Nicole Barbosa (2%), brancos e nulos (18%) e não sabem ou não responderam (17%).

Apoiadores

A pesquisa, contratada pelo Diário do Nordeste, questionou também os eleitores sobre a intenção de votos associando os nomes dos pré-candidatos com os de seus apoiadores. Eunício Oliveira aparece ao lado do vice-presidente Michel Temer, enquanto os candidatos do PROS são relacionados ao governador Cid Gomes. Já o nome de Nicole Barbosa é associado ao ex-governador de Pernambuco e presidenciável Eduardo Campos (PSB). O apoiador de Roberto Pessoa, na pesquisa, é o ex-governador Lúcio Alcântara. Ailton Lopes, do PSOL, é associado a Heloísa Helena.

Em todos os cinco cenários, no questionamento que associa candidatos a seus apoiadores, Eunício Oliveira surge na frente com 30% ou mais das intenções de voto. A vantagem, contudo, diminui. Ganham espaço, principalmente, os candidatos do PROS e o pré-candidato do PR, Roberto Pessoa.

Pesquisa espontânea e rejeição

Eunício Oliveira é o favorito também na pesquisa espontânea: possui 11% das respostas, antes de Ailton Lopes (1%), Domingos Filho (1%), Roberto Pessoa (2%) e Zezinho Albuquerque (1%), outros (7%). Brancos e nulos somaram 14% e 63% não sabem ou não responderam.

Ailton Lopes tem 12% de rejeição; Domingos Filho, 13%; Eunício Oliveira, 11%; Izolda Cela, 15%; Leônidas Cristino, 12%; Mauro Filho, 17%; Nicole Barbosa, 13%; Roberto Pessoa, 14%; Zezinho Albuquerque, 18%. Por fim, 14% responderam que poderiam votar em todos.

A margem de erro da pesquisa é de três pontos porcentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. Foram ouvidos 1.008 eleitores entre 1º e 04 de junho. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob número CE-00008/2014 e, com relação aos dados de sucessão presidencial, no Tribunal Superior Eleitoral sob número BR-00148/2014. Dados da pesquisa realizada no Ceará com relação às eleições presidenciais e à vaga para o Senado serão divulgadas nesta segunda-feira (9).