Pela 1ª vez, Dilma bate Serra na média das pesquisas

Pela primeira vez, Dilma Rousseff (PT) ultrapassou José Serra (PSDB) na média das pesquisas de intenção de voto, calculada pelo jornal O Estado de S. Paulo. Ao longo dos últimos seis meses, a petista conseguiu transformar, mês a mês, o que era uma desvantagem média de 20 pontos em uma pequena dianteira. Nas médias, ficam evidentes as tendências de longo prazo, e perdem importância as diferenças pontuais entre pesquisas de um ou outro instituto.

A ascensão de Dilma é diretamente proporcional ao grau de identificação do seu nome como candidata do presidente Lula à sua própria sucessão. Ela cresceu primeiro entre os grupos que mais bem avaliam o governo federal. Consolidou-se entre os petistas e entre os fãs de Lula e, então, passou a disputar com Serra o voto do eleitorado menos engajado.

Como fica claro que as curvas de Dilma e Serra são espelhadas: o que um perde o outro ganha. Além disso, há uma parcela de 10% de indecisos, que, historicamente, tendem a se definir mais ou menos na mesma proporção da intenção de voto dos candidatos. Se isso ocorrer, Dilma pode aumentar sua vantagem.

Marina Silva (PV) segue estável, sem participar do perde-ganha do tucano com a petista. Ela catalisa o eleitorado que está cansado da bipolaridade da política brasileira, da disputa entre tucanos e petistas que se repete há cinco eleições presidenciais.