Intervenção

Pedágios serão fiscalizados por coronéis da PM, mas preço não deve cair ainda

Foto: Arquivo.

O governo Cida Borghetti (PP) realizou uma entrevista coletiva de imprensa na manhã desta quinta-feira (4) para anunciar a intervenção nas seis concessionárias de pedágio do Paraná. O governo detalhou quais medidas serão tomadas. A decisão foi tomada a três dias da eleição, em que Cida disputa a chance de ir para o segundo turno, em uma corrida que mostra, segundo a pesquisa Ibope, com chances de Ratinho Junior (PSD) ser eleito no primeiro turno.

Durante a entrevista, o secretario de Infraestrutura e Logística do Estado, Aberlado Lupion, anunciou que a partir desta sexta-feira (5) as praças de pedágio terão ações fiscalizatórias, nas concessionárias de pedágio, feita de coronéis reformados da Polícia Militar. “Os interventores vão ter a obrigação de buscar informações nas sedes dos pedágios. Serão os olhos do Estado e da Justiça nas praças”, disse.

Apesar disso, o secretário não informou que medidas efetivas os interventores deverão adotar e, sobre a redução do valor do pedágio, disse que “vai depender da Justiça”. “O pedido foi feito pelo estado e está na mão da Justiça se o [valor do] pedágio baixa”.

A coletiva teve, além de Lupion, a presença do controlador geral do Estado, Carlos Eduardo de Moura. Cida Borghetti, no entanto, não compareceu.

Viu essa? Veja como foi o último debate entre os candidatos ao governo do Paraná!

Pedágio e investigações

Segundo o governo, a decisão é uma consequência das irregularidades descobertas pela Operação Lava Jato no pedágio. A investigação aponta que havia um conluio entre a cúpula da gestão Beto Richa, servidores públicos e as concessionárias, com superfaturamento de obras e realização de aditivos contratuais para pagar propina. Trata-se das operações Integração 1 e 2, deflagradas em fevereiro e setembro.

+Leia mais: Propina dos pedágios era paga em sala secreta; veja detalhes de como era o esquema!

Como reação, o governo tentou uma medida judicial para reduzir as tarifas imediatamente em 25%. O pedido de liminar está sendo avaliado pela Justiça, mas havia prazo para apresentação de argumentos até sexta-feira (5). Só depois das defesas entregues, o juiz decidiria – isso poderia acontecer nos dois dias antes do pleito ou apenas depois da eleição.

Não é a primeira vez que o governo do Paraná decide, unilateralmente, reduzir as tarifas de pedágio. A medida foi tomada na gestão Jaime Lerner, em 1998, também por motivação eleitoral – e acabou garantindo a reeleição dele. Contudo, a decisão teve um alto custo para os usuários do sistema. A forçada diminuição nas receitas das concessionárias acabou sendo compensada com aditivos contratuais, que aumentaram os preços e reduziram a quantidade de obras a serem realizadas.

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do trio de ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!

Advogado dá golpe de R$ 300 mil em clientes de Curitiba e some com a grana