A Executiva Estadual do PDT e a bancada de deputados estaduais reuniram-se ontem pela manhã no futuro comitê de campanha do senador Alvaro Dias ao governo do Estado, em Curitiba, para discutir a coligação proporcional com o PTB, mas adiaram a definição para esta quinta-feira (dia 30), quando será realizada uma nova conversa, desta vez com todos os pré-candidatos à Câmara Federal e à Assembléia Legislativa.

A intenção é coletar a opinião de todos os interessados na eleição proporcional antes de dar uma resposta ao PTB, que condiciona a aliança ao apoio à pré-candidatura do senador.

Alvaro participou da reunião, onde foi feita uma avaliação da chapa de pré-candidatos dos possíveis aliados. Além do PTB, outros partidos pequenos, como o PPR, também estão conversando com o PDT sobre uma composição. “Ao analisarmos as chapas, julgo que chegaremos a um entendimento”, afirmou o senador, acrescentando que, além do “chapão”, existe a alternativa de se fazer coligações em vários blocos, unindo um partido pequeno a um grande.

O deputado estadual Augustinho Zucchi (PDT) acha que, para favorecer o projeto da eleição ao governo, pedetistas e petebistas devem ceder, visando à construção do acordo. Zucchi avaliou que a coligação proporcional com o PTB não atrapalha a eleição dos candidatos pedetistas, como acreditam alguns deputados. “Entre os deputados que vão concorrer no PTB, por exemplo, pelo menos três são puxadores de votos. Não vejo como isso possa nos atrapalhar”, comentou.

Fusão

Durante a reunião de ontem, os pedetistas discutiram ainda a possibilidade de fusão entre as duas siglas, que começou a ser analisada pelas lideranças nacionais dos dois partidos. De acordo com o senador Álvaro Dias, a proposta foi bem recebida pela executiva estadual, desde que essa fusão seja executada depois das eleições de outubro. A tese da fusão foi defendida na semana passada pelo presidente nacional do PDT, Leonel Brizola.

Álvaro negou que na conversa de ontem tenha sido discutida a participação do PTB na chapa majoritária. Segundo o senador, não há ainda nenhuma definição sobre o nome do candidato a vice-governador. Álvaro classificou como especulação a opção pelo deputado estadual petebista Luis Accorsi.

continua após a publicidade

continua após a publicidade