PDT estadual antecipa eleições

A Executiva Estadual do PDT decidiu ontem antecipar de junho para maio a convenção que vai escolher os novos integrantes do diretório. O ex-deputado federal e diretor de Itaipu Nelton Friedrich ainda não decidiu se vai concorrer à reeleição e enfrentar o lobby que está se formando internamente para eleger o senador Osmar Dias como novo presidente do partido. Em reunião ontem de manhã na sede do diretório regional, em Curitiba, a executiva também decidiu marcar para maio as convenções municipais.

Friedrich está no comando da comissão provisória desde 1997, quando o PDT quase definhou com a saída do governador Jaime Lerner, que levou todo seu grupo político para o PFL e outros partidos aliados. O dirigente pedetista reestruturou o PDT e, em 2001, o partido acolheu os senadores Osmar e Alvaro Dias, quando os dois se indispuseram com a cúpula nacional do PSDB.

Na conversa de ontem, Friedrich cobrou algumas declarações do deputado federal André Zacharow, que defendeu a eleição de Osmar à presidência do partido argumentando que o atual presidente já não teria mais perfil para o cargo. Os dois discutiram sobre o assunto e, no final, Friedrich concordou em abreviar seu mandato. Mas deixou em aberto a possibilidade de disputar a convenção.

O senador Osmar Dias, por enquanto, não assumiu a candidatura.

Voltar ao topo