Paulo recebe título honorário 29 anos depois

O presidente da Copel, ex-governador Paulo Pimentel (PMDB), recebeu ontem, em concorrida solenidade na Assembléia Legislativa, o título de Cidadão Honorário do Paraná que lhe foi concedido há 29 anos, por iniciativa do ex-deputado e ex-presidente daquela Casa, Erondy Silvério. A iniciativa de promover a entrega do título foi do deputado Artagão de Mattos Leão Júnior (PMDB).

O vice-governador Orlando Pessuti (PMDB) representou o governador Roberto Requião e lembrou em seu discurso o lema “Aqui se trabalha”, marca registrada do governo Pimentel: “O povo do Paraná lhe respeita e agradece”, saudou Pessuti, referindo-se “às marcas que ele aqui deixou fincadas, na agricultura, na educação, no financiamento da indústria, na construção de usinas hidrelétricas, num tempo de poucos recursos”.

Homenagem

Secretários de Estado, autoridades, deputados, representantes de entidades dos mais diversos setores compareceram ao plenário da Assembléia Legislativa para homenagear o presidente da Copel. Ao abrir a solenidade, o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Hermas Brandão (PSDB), disse que ” a trajetória política e empresarial de Paulo Pimentel se confunde com a história recente do Estado que escolheu para construir sua vida”. Destacou seu papel na formação do Paraná moderno enfrentando um período dificil da vida repúblicana: “Cabe observar que, entre a aprovação da homenagem, em 1975, e esta data já se passaram quase 30 anos – e neste período Paulo Pimentel continuou a oferecer sua colaboração fundamental para a vida do Paraná”.

Artagão Jr. recordou a trajetória de Pimentel, desde o nascimento, em Avaré (SP), a chegada ao Paraná, em 1956, a passagem pela secretaria de Agricultura: “Foi nessa época que a agroindústria paranaense teve uma das mais inteligentes políticas de planejamento”. Depois a indicação de seu nome para disputar o governo na sucessão de Ney Braga, tanto em função do trabalho desenvolvido à frente da secretaria da Agricultura quanto da capacidade de liderança demonstrada: “Já no primeiro ano de seu mandato o senhor encarou um desafio e mais uma vez mostrou sua capacidade administrativa. O Paraná foi castigado por geadas e secas que comprometeram o orçamento do Estado. No entanto, contra todos os prognósticos, o senhor conseguiu dar continuidade aos programas de expansão econômica”.

Novos tempos

Pimentel agradeceu as homenagens e explicou que o lapso de tempo entre a concessão do título e seu recebimento se deveu, em parte, aos anos dificeis da ditadura militar: “O título veio numa hora em que eu era perseguido pelos pronunciamentos que fazia em defesa dos direitos e da liberdade”, lembrou. “Não havia condições para recebê-lo na época. Venho recebê-lo agora, num tempo totalmente diferente, e referendado por dois plenários, aquele que me concedeu a homenagem e o presente.” Acrescentou que “o Paraná sabe que ainda tenho muita vontade de trabalhar. Não sinto nos meus ombros o peso dos anos (…) Minha missão não está cumprida. Estou ainda preparado para qualquer tipo de luta. Ninguém me cassou lá atrás nem vai me cassar daqui para a frente”. E considerou o título de Cidadania “a consagração de uma existência”.

A Mesa de Honra da solenidade, no plenário da Assembléia, foi composta pelo presidente da Casa, deputado Hermas Brandão, pelo vice-governador Orlando Pessuti, o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Oto Sponholz, o homenageado, Paulo pimentel, o presidente da Câmara Municipal de Curitiba, vereador João Cláudio Derosso (PSDB), o reitor da Universidade Federal do Paraná, Carlos Moreira Júnior, o procurador-geral de Justiça, Milton Riquelme, o vice-presidente do Tribunal de Contas, Nestor Baptista, o proponente do título, ex-deputado Erondy Silvério, o presidente do Sindicato dos Proprietários de Jornais e Revistas, Abdo Kudri, e os deputados Nereu Moura (PMDB) e Alexandre Curi (PMDB).

Entre os presentes estavam o vice-prefeito de Curitiba, Beto Richa (PSDB), os secretários de Justiça, Aldo Parzianello, de Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari, de Meio Ambiente, Luiz Eduardo Cheida, de Obras Públicas, Luiz Dernizo Caron, o secretário-chefe da Casa Civil, Caíto Quintana, o presidente da Federação Paranaense da Agricultura, Àgide Meneghetti, o presidente da Associação Comercial do Paraná, Marcos Domakoski, o diretor-presidente da Rede Paranaense de Televisão, Francisco da Cunha Pereira Filho, o ex-senador João de Mattos Leão e um grande número de deputados estaduais.

Mário Celso destaca homenagem a Pimentel

O vereador de Curitiba Mário Celso Cunha (PSB) disse ontem que a homenagem a Paulo Pimentel foi uma das mais justas dos últimos anos. “A homenagem vem premiar um grande defensor do Paraná, que hoje comanda uma das maiores empresas brasileiras, a Copel”, comentou. Cunha parabenizou o ex-deputado estadual Erondi Silvério pela iniciativa e o atual deputado Artagão Filho (PMDB) por ter reapresentado o projeto.

O vereador lembrou que a Casa já havia aprovado o título a Paulo Pimentel antes da atual legislatura. Ocorre que, por problemas de agenda, o ex-governador ainda não havia recebido a honraria dos deputados estaduais.

Ele também lembrou um pouco da vida de Pimentel. “Nascido em Avaré (SP), Paulo Pimentel cursou direito, mas fez do Jornalismo sua paixão. Como secretário da Agricultura, provocou uma revolução positiva no Paraná, tendo sido premiado muitas vezes pelas inúmeras conquistas no setor agropecuário”, disse.

Mário Celso também destacou sua atuação como governador do Estado, que criou o Badep e inaugurou a Telepar, o Teatro Guaíra, construiu rodovias e criou usinas, como a Capivari-Cachoeira, Julio Mesquita e Salto Grande do Iguaçu.

“Ele foi também deputado federal constituinte, com grande contribuição ao Estado. É também um vencedor na área empresaria, tendo construído e consagrado o Grupo Paulo Pimentel, hoje com dois jornais e quatro emissoras de TV, todas filiadas ao SBT. Paulo Pimentel merece os aplausos e o reconhecimento de todo o povo paranaense”, comentou.

Voltar ao topo