Paulo Pimentel recebe cidadania honorária

O presidente da Copel, Paulo Pimentel, foi homenageado na última sexta-feira pela Câmara Municipal de Mandaguari, com o título de Cidadão Mandaguariense, em reconhecimento aos relevantes serviços por ele prestados àquela comunidade. A sessão solene de homenagem foi dirigida pelo vereador Julio César Lazarin da Silva, presidente da Câmara, que incumbiu o vereador Manoel Loureiro dos Santos de fazer o encaminhamento e a entrega do título a Pimentel. Além do prefeito Ari Eduardo Stroher, lideranças políticas e empresariais da cidade e da região prestigiaram o evento.

O presidente da Copel disse estar “muito honrado” com a homenagem e “feliz por rever Mandaguari agora, quando faltam poucas semanas para o aniversário de 50 anos da Companhia”. Mandaguari foi uma das primeiras localidades atendidas diretamente pela Copel no Estado, onde a empresa chegou com seus serviços em abril de 1958. “Eram os primeiros passos desse colosso que é a Copel”, detalhou o presidente. “Apenas para comparar, em 1960 a estatal atendia a 17 mil ligações em 14 localidades e vendia 26 mil megawatts-hora de energia por ano”, relembra o presidente. “Aos 50 anos, conhecida e respeitada no Brasil e no mundo, a Copel marca sua presença em 1.112 localidades de 393 municípios, abastecendo mais de 3 milhões de unidades consumidoras que demandam 20 milhões de megawatts-hora de energia por ano”.

Núcleo pioneiro

Como distribuidora de energia elétrica, a história da Copel tem início em primeiro de agosto de 1956, data em que assumiu os serviços em Maringá, Campo Mourão, Mandaguaçu, Pirapó e Cambira. “A esse núcleo pioneiro poderíamos com muita justiça incluir Mandaguari”, argumentou o presidente da Copel. “Afinal, o município foi o berço de Maringá e também de Paranavaí e Marialva, que eram seus distritos até serem desmembrados em novembro de 1951”, justificou.

Em Mandaguari, a história da eletricidade é contada a partir de 28 de dezembro de 1949, quando um decreto federal autorizou o Estado do Paraná a instalar uma central geradora a diesel em Maringá e construir uma linha de transmissão, conectando as duas cidades. Por quase dez anos, os serviços de distribuição foram explorados pela Prefeitura local até que, em abril de 1958, a responsabilidade passou à Copel.

Em 1959, Mandaguari totalizava 1.169 ligações elétricas atendidas, sendo 779 residências, 371 pontos de comércio, 2 indústrias e 17 instalações pertencentes aos poderes públicos. Hoje, o sistema de distribuição local da Copel alcança 11 mil consumidores: são 9 mil residências, 790 estabelecimentos comerciais, 226 indústrias e cerca de 700 propriedades rurais.

Voltar ao topo