enkontra.com
Fechar busca

Política

Deputados

Partido culpa Daciolo por fracasso nas urnas

Partido não superou clausula de barreira e perdeu acesso aos recursos do Fundo Partidário e tempo de TV e rádio

  • Por Evandro Éboli - Gazeta do Povo
Foto: Gustavo Lima / Câmara dos Deputados

Legenda criada para abrigar Jair Bolsonaro como candidato à Presidência da República, o Patriota agoniza e vive o drama de não ter superado a cláusula de barreira. E a culpa, segundo o presidente nacional do Patriota, Adilson Barroso, é do ex-presidenciável Cabo Daciolo.

A norma foi incluída na legislação eleitoral para estabelecer regras para que partidos tenham acesso a recursos do Fundo Partidário e tempo de rádio e TV. O critério para acessar ao fundo a partir do próximo do ano é o desempenho que os partidos tiveram nas eleições deste ano para Câmara. O Patriota elegeu cinco deputados federais. Era necessário eleger ao menos nove deputados ou ter alcançado 1,5% dos votos válidos em nove estados. Pela conta do presidente, o partido, que obteve 1,4 milhão de votos, precisava de mais 50 mil.

O Patriota recebeu de fundo partidário em 2017, quando ainda se chamava Partido Ecológico Nacional (PEN), cerca de R$ 6 milhões. A legenda mudou de nome para receber Bolsonaro. Barroso chegou a posar para foto ao lado do capitão da reserva e seu grupo político. O próprio Bolsonaro assinou um compromisso de filiação. Mas o “casamento” não vingou. De fundo eleitoral, o Patriota recebeu R$ 10 milhões este ano.

E Barroso elegeu um culpado pelo fato de o partido não ter superado a cláusula de barreira para o próximo ano: o ex-presidenciável Cabo Daciolo. O presidente do partido, faltando duas semanas para o primeiro turno, defendeu a renúncia da candidatura de Daciolo e que ele fosse tentar a reeleição para a Câmara, com perspectiva de vitória. Mas o presidenciável não abriu mão.

A votação de Dacíolo para deputado poderia ter salvado o partido. “Mas ele insistiu com essa candidatura a presidente. Achava que orando no monte poderia se eleger. Nos prejudicou”, disse Barroso.  “Como candidato a deputado alcançaria os 50 mil votos que nos faltaram.”

+ Filho de Bolsonaro tem número de celular banido pelo aplicativo Whatsapp

O dirigente também critica Dacíolo por não ter feito campanha para os candidatos do partido a outros cargos, como deputado federal. O candidato foi uma das atrações desta eleição. Terminou o primeiro turno em sexto lugar, à frente de Henrique Meirelles (MDB), Marina Silva (Rede), Alvaro Dias (Podemos) e de Guilherme Boulos (PSOL).

Procurado pela Gazeta do Povo, Daciolo disse na quarta-feira (17) que o resultado da eleição mostrou a convicção de sua candidatura e acusou o partido de tê-lo abandonado. “O que se deu foi o contrário. O partido me abandonou. Errou ao não me apoiarem”, disse o ex-presidenciável.

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do trio de ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!

Filho de Bolsonaro tem número de celular banido pelo aplicativo Whatsapp

Siga a Tribuna do Paraná
e acompanhe mais novidades

Deixe um comentário

avatar
300

7 Comentários em "Partido culpa Daciolo por fracasso nas urnas"


jefferson alfini
jefferson alfini
9 meses 28 dias atrás

o cara é um lixo, um scroto… ainda mais colocar religião, Deus em politica, o cidadão tem que ser ” etard@do”… Vai contar grão de bico, vai????

Moacyr Ferreira
Moacyr Ferreira
9 meses 29 dias atrás

Partidinho de aluguel. Ridiculos. Deveriam ter estudado a melhor estrategia com foco na “grana” antes. Na real estes partidos nanicos, diga se caçadores de verba, deveriam estar extintos a anos. Bando de i uteis e aproveitadores. ( pra nao disser ladroes do dinheiro publico). Lixos

Lutador Antifascista
Lutador Antifascista
9 meses 30 dias atrás

Tem que acabar mesmo com esta quantidade absurda de partidos nanicos que só querem dinheiro do fundo partidário. Seis partidos está bom demais no Brasil, dois de esquerda, dois moderados ou de centro e dois de direita e chega. Ficar alimentando partidos políticos é tirar dinheiro do povo.

Aquiles Mendes
Aquiles Mendes
9 meses 30 dias atrás

Ataaaa acharam q esse louco com uma bíblia na mão seria eleito?

Arauto D.
Arauto D.
9 meses 30 dias atrás

Louco é o homem que desdenha da Palavra, irmão!!!

Vou orar pela sua alma.

Amem

Lutador Antifascista
Lutador Antifascista
9 meses 30 dias atrás

Na minha opinião todos os pastores vão para o inferno, literalmente são os piores corruptos e mentirosos do mundo.

Arauto D.
Arauto D.
9 meses 30 dias atrás

Orarei pela sua salvação, irmão, mesmo que isso signifique a minha danação eterna.

Se eu puder salvar muitas almas, dando a minha, a darei com um sorriso nos lábios!

“Que a sua alma seja receptáculo da paz e do amor do Senhor” João 3:17

Glória ao Senhor

wpDiscuz

Últimas Notícias

Mais comentadas