Eleição

Parte da oposição já jogou a toalha na capital paranaense

O coordenador da campanha do PMDB à Prefeitura de Curitiba, Rasca Rodrigues, declarou publicamente que não vê mais possibilidade de alterar o rumo da eleição em Curitiba, onde conforme as pesquisas de intenções de votos, terminará na reeleição do prefeito Beto Richa (PSDB) já no dia 5 de outubro.

Para Rasca, o quadro está consolidado. “Eu faço uma leitura real da situação. O que poderia mudar o quadro? Um fato novo. Não houve fato novo”, declarou o comandante da campanha peemedebista.

Ele negou, entretanto, que esteja deixando a coordenação da campanha e atribuiu ao colunista Fábio Campana a disseminação dessa versão, que classificou como falsa.

Rasca Rodrigues também desmentiu que tenha havido desentendimento entre ele e o candidato do partido, Carlos Augusto Moreira Junior. Rasca admitiu que o partido enxugou a estrutura de campanha nos últimos dias. “Estamos adequando a campanha às possibilidades de arrecadação”, afirmou o coordenador.

Arquivo
Carlos Moreira: não muda mais.

Para Rasca, ao escolher para a disputa nomes pouco conhecidos do eleitor, a oposição errou. “É difícil reverter o conhecimento da opinião pública sobretudo quando o prefeito investiu em propaganda dez vezes mais que a cidade de São Paulo”, comparou.

Segundo Rasca, a publicidade pode explicar a aprovação da administração de Beto Richa. “Nem Jesus Cristo chegou a isso. Chega até a ser irreal. Se for verdade, merece uma canonização”, ironizou.

Segundo turno?

Atila Alberti
Gleisi quer segundo turno.

O PMDB e o PT não estão falando a mesma língua na campanha. Enquanto Rasca já admite a derrota, o PT reforça no horário eleitoral gratuito o apelo à realização de um segundo turno na eleição de Curitiba.

Na televisão e nas emissoras de rádio, a campanha de Gleisi Hoffmann mostra personagens refletindo sobre a necessidade de ampliar a discussão sobre a cidade, o que só seria possível com o segundo turno, diz o texto.

Na propaganda do PMDB, o pedido de voto para Carlos Augusto Moreira Junior é complementado com um apelo para não votar em Beto ou Gleisi. Mas no candidato do PMDB.

“Nós queremos aumentar nosso percentual e entendemos que esta é a fase de cristalização dos votos. Além disso, é importante ter uma sociedade crítica. Nós vamos insistir nesse ponto na nossa campanha”, disse Rasca.

Sobre a participação do governador Roberto Requião na campanha de Carlos Moreira nos próximos dias, o coordenador afirmou que não há nada agendado. Ontem, o presidente estadual do PMDB, Waldyr Pugliesi, distribuiu a informação de que Requião vai participar de uma série de comícios no interior do Estado entre amanhã e sábado. Na sexta-feira, o governador fará comícios em Londrina, Cambé, Jandaia do Sul e Apucarana em apoios a candidatos do PMDB.