Parlamentares paranaenses se destacam

Na avaliação dos internautas, os deputados Fernando Gabeira (PV-RJ), Luciana Genro (Psol-RS), José Carlos Aleluia (DEM-BA), Gustavo Fruet (PSDB-PR) e Rita Camata (PMDB-ES) foram, em ordem decrescente, os que melhor representaram a população na Câmara dos Deputados em 2008.

Já os senadores Alvaro Dias (PSDB-PR), Pedro Simon (PMDB-RS), Eduardo Suplicy (PT-SP), Cristovam Buarque (PDT-DF) e Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) foram os mais bem avaliados por sua atuação no Senado. Simon também foi apontado como o parlamentar que mais se destacou no combate à corrupção.

Esse é o resultado, após 60 dias de votação na internet, da eleição dos melhores parlamentares do ano, que receberão no próximo dia 1.º, em Brasília, o Prêmio Congresso em Foco 2008.

Serão premiados os 42 finalistas (16 senadores e 26 deputados federais), escolhidos por 204 jornalistas que cobrem o Congresso Nacional. No total, eles receberam dos internautas, desde o dia 22 de setembro, 1.225.911 votos.

Ou seja, cinco vezes mais que os 241.750 votos registrados na edição do ano passado. Outros deputados paranaenses que se destacaram na escolha foram Osmar Serraglio (PMDB) e Dr. Rosinha (PT).

Dizendo-se “honrado” pela escolha dos internautas, Alvaro Dias disse que “o Congresso em Foco presta um grande serviço à instituição parlamentar, que tem sido alvo de muitos ataques, que se justificam”, declarou, acrescentando que o prêmio “serve para a moralização de uma instituição em que estão fincados alicerces essenciais do estado democrático de direito”.