Integração

Parlamentares de países americanos reunidos em Curitiba

Curitiba recebe neste sábado (19) e domingo (20) a reunião do comitê executivo do Foro Interparlamentar das Américas (Fipa), entidade que reúne 35 países. Representantes de nove países participam do encontro, que visa a avaliação da última assembleia realizada pela Fipa e a preparação para a próxima assembleia, que será promovida em setembro deste ano no Paraguai.

A realização do evento no país vizinho faz parte das comemorações do bicentenário da independência paraguaia. “O Paraguai é a terceira democracia mais antiga das Américas”, comenta o presidente do Fipa, o ex-deputado federal Luiz Carlos Hauly.

O Fipa foi criado há dez anos para tratar da integração das Américas e discutir vários assuntos comuns, como as relações econômicas, migração, pobreza e questões de gênero, entre outros.

De acordo com Hauly, outro tema que passou a ser muito abordado entre os parlamentares é a calamidade nos países americanos, a partir das consequências do terremoto que destruiu o Haiti, há cerca de um ano. “O Fipa é o embrião do parlamento americano”, esclarece.

Hauly também vai entregar a presidência do Fipa, pois assumiu a Secretaria de Estado da Fazenda no governo de Beto Richa. Ele deixa o cargo seis meses antes do fim do mandato. Hauly foi presidente da entidade por três anos e meio.