Novo governo

Paranaense é cotado para assumir comando de Itaipu

O paranaense Eduardo Sciarra é uma das apostas para o comando de Itaipu depois da troca no Governo Federal. Atualmente, a direção geral da binacional é ocupada por Jorge Samek – no cargo há 13 anos, mas com o afastamento da presidente Dilma Rousseff (PT) determinado pelo Senado, a direção deve mudar.

Sciarra é a indicação do PSD, partido que faz parte da nova coalizão do Governo Federal, agora sob o comando do presidente em exercício Michel Temer (PMDB). “O partido deu o nome dele, é uma posição do partido”, disse o deputado federal Evandro Roman (PSD).

Sciarra já foi deputado federal pelo Paraná e é ex-chefe da Casa Civil do governador Beto Richa (PSDB). Ele foi substituído pelo deputado federal Valdir Rossoni (PSDB) no cargo.

A indicação de Sciarra, porém, ainda não está confirmada. Segundo parlamentares ouvidos pela reportagem, o nome do ex-governador do Paraná Orlando Pessuti (PMDB) também é cotado nos bastidores. “São rumores que estamos ouvindo”, disse um deputado.

Pessuti já foi conselheiro de Itaipu em 2013 com um mandato de três anos, mas ficou no cargo apenas até maio do ano seguinte. Ele foi substituído no Conselho por seu filho, Orlando Moisés Fischer Pessuti, que também não chegou a concluir o período de três anos. Ele foi substituído na função em junho do ano passado por Maurício Requião de Mello e Silva, irmão do senador Roberto Requião (PMDB). A senadora Gleisi Hoffmann (PT) também já fez parte do conselho de Itaipu. Ela foi diretora financeira da binacional de 2003 até março de 2006.

No ano passado, o ex-ministro Paulo Bernardo chegou a ser cotado para assumir o lugar de Samek em Itaipu, mas a troca não ocorreu. A presidente Dilma foi pressionada a não dar posse a Bernardo depois do nome do ex-ministro aparecer em investigações da Lava Jato.

A Gazeta do Povo tentou entrar em contato com os dois paranaenses cotados para assumir a vaga de Samek, mas nenhum dos dois foi localizado.