Paraná vai indicar nomes para o Supremo Tribunal

Nomes de juristas paranaenses que podem ocupar uma das três vagas no Supremo Tribunal Federal (STF) começaram a ser levantados. Um encontro promovido ontem pela Associação dos Magistrados do Paraná (AMP) reuniu operadores do Direito, líderes empresariais, políticos e docentes de diversas instituições de ensino, com o objetivo de iniciar uma discussão sobre a representatividade do Estado na esfera federal.

Três das onze vagas para ministro do Supremo foram abertas pela aposentadoria dos ministros José Carlos Moreira Alves, Ilmar Galvão e Sidney Sanches. Cada estado pode indicar nomes, que serão de livre escolha do presidente da República. De acordo com o presidente da Associação dos Magistrados, Roberto Portugal Bacellar, o Paraná possui profissionais gabaritados para ocupar uma dessas vagas.

“Por isso precisamos da mobilização de toda a sociedade para indicar esses nomes e intermediar junto ao presidente a escolha”, disse Bacellar. Para o presidente da Associação Paranaense dos Juízes Federais, Freidmann Wendpap, com a indicação de um paranaense para o STF o Paraná quer mostrar sua representatividade. “Acredito que essa mobilização é válida e bastante oportuna”, acrescentou. O único paranaense que ocupou um cargo de ministro do Supremo foi Ubaldino do Amaral, que nasceu na Lapa, em 1894.

O próximo encontro para a indicação de nomes irá acontecer dia 17 de março, com um almoço por adesão no Restaurante Madalozzo. As três indicações para as vagas no STF serão definidas até maio.

Voltar ao topo