Paraná tem seis “cabeças” no Congresso Nacional

O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) já encaminhou para impressão e deverá lançar até o final de julho a edição 2004 da publicação Os Cabeças do Congresso Nacional.

A publicação, editada desde 1994 e atualizada anualmente, identifica os cem parlamentares mais influentes do Congresso Nacional, deputados e senadores que comandam o processo decisório no dia-a-dia do Poder Legislativo. Seis paranaenses estão incluídos nessa lista: Luiz Carlos Hauly (PSDB), Abelardo Lupion (PFL), Paulo Bernardo (PT), Dr. Rosinha (PT), Gustavo Fruet (PMDB) e José Borba (PMDB).

Hauly freqüenta a publicação desde a sua primeira edição. Considerado um especialista em matéria tributária, ele atua intensivamente nas comissões e no plenário quando o tema é dessa área. Outro veterano freqüentador dessa lista é Lupion, que passou a integrá-la em 1996, graças ao seu trabalho voltado às questões agro-pecuárias. Vice-líder do PFL, é considerado hábil negociador na Câmara Federal.

Paulo Bernardo, outro expert em questões tributárias e econômicas, preside a Comissão de Orçamento da Casa. No atual mandato, é a segunda edição em que merece destaque. Mas o vice-líder do governo foi listado em outras ocasiões, antes do período em que ficou fora da atividade parlamentar. Seu correligionário, Dr. Rosinha, presidente da Comissão Parlamentar do Mercosul, entrou no seleto grupo em 2001, e se mantém desde então. Vice-líder do PMDB, o deputado Gustavo Fruet é indicado pela segunda vez, graças a uma sólida formação jurídica que faz com que seja consultado com freqüência sobre temas diversos, dentro e fora das comissões parlamentares. O calouro na relação é o líder do PMDB na Câmara, deputado José Borba, que tem sua primeira indicação.

Elite

Além da lista dos cem “Cabeças”, o DIAP relaciona os parlamentares que estão em ascensão. Esses parlamentares, mesmo não fazendo parte do grupo dos cem mais influentes, estão em plena ascensão, podendo, mantida a trajetória ascendente, estar futuramente na elite parlamentar.

Desde o lançamento da série, em 1994, sempre que há renovação na legislatura ou quando os membros e dirigentes das comissões, as lideranças partidárias e as Mesas Diretoras da Câmara e do Senado são escolhidas, o DIAP atualiza esta publicação. Por meio dela, identifica e classifica os operadores -chave do processo legislativo em cinco categorias: debatedores; articuladores-organizadores; formuladores; negociadores, e formadores de opinião. A classificação adotada tem por finalidade evidenciar as habilidades dos parlamentares que influenciam, decidem e sustentam as decisões do Poder Legislativo. As classificações adotadas não são excludentes. Assim, um parlamentar pode perfeitamente possuir atributos para estar em todas as categorias, de articulador a formador de opinião.

Lista tem 14 nomes novos

A metodologia utilizada na identificação e classificação dos parlamentares considera critérios qualitativos e quantitativos que envolvem aspectos posicionais (institucionais), reputacionais e decisionais, além da abordagem da não-decisão.

O método de investigação empregado neste levantamento minucioso e impessoal afasta a subjetividade, eliminando qualquer vício, discriminação ou preferência de natureza partidária, doutrinária, ideológica ou econômica em relação aos parlamentares pesquisados.

Levando em conta estes critérios, na edição de 2004, há uma renovação de 14% em relação à lista de 2003. Assim, 14 novos “Cabeças” figuram na lista deste ano. Dentre esses parlamentares, três são do PT, três são do PFL, dois são do PMDB, dois são do PTB e há um representante de cada um dos seguintes partidos: PSB, PDT, PCdoB e PPS. (SCP)

Voltar ao topo