Paraná pode ter 13 candidatos ao governo

Caso não haja nenhuma alteração até sexta-feira, quando se encerra o prazo para registro das candidaturas no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), os eleitores paranaenses deverão escolher entre 13 candidatos ao governo do Estado. A verticalização nas coligações, decidida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), obrigou a realização de algumas coligações que não eram cogitadas inicialmente, como o apoio do PL ao candidato do PT, o deputado federal Padre Roque Zimmermann. Os liberais estavam se preparando para uma coligação com o PDT, que tem o senador Álvaro Dias como candidato. Até a última hora, o PMDB tentava atrair o PSDB e o PPS para apoiar o senador Roberto Requião. Os dois preferiram concorrer com candidatos próprios: Beto Richa pelo PSDB e Rubens Bueno pelo PPS.

Os últimos dias foram de muitas conversas. O PV, por exemplo, tinha sido apontado como integrante de coligações com PT e PMDB, mas acabou fechando questão com o PPS e indicou o candidato a vice. Além dos candidatos do PSDB, PMDB, PPS, PDT e PT, que são mais conhecidos, os eleitores ouvirão propostas ou tomarão o primeiro contato com Giovani Gionédis (PSC), Severino Nunes de Araújo (PSB), Jason Carvalho (Prona), Jamil Nakad (PRTB), Claudemir Figueiredo Pessoa (PSTU), Achiles Batista (PTC) e Cirus Itiberê da Cunha (PSD).

O PMN escolheu o professor Benedito da Silva para disputar o governo, mas a decisão pode ser alterada. O integrante da direção nacional, Marcelo Albano, disse hoje que o estatuto do partido, em seu artigo 32, delega à convenção nacional qualquer decisão sobre candidaturas majoritárias. Nacionalmente, o PMN decidiu apoiar os candidatos do PT à Presidência da República e em todos os Estados. ?Não cabe discussão sobre isso?, acentuou.

Voltar ao topo