Crise?

Papa Francisco recusa convite de Temer para vir ao Brasil

O Papa Francisco enviou uma carta ao presidente Michel Temer na qual faz uma reflexão sobre a situação do Brasil. No texto, descrito pelo jornalista Gerson Camarotti, Francisco diz que a crise brasileira não é de simples solução.

Pessoas que tiveram acesso ao texto e que conversaram com Camarotti dizem que o Papa não tomou uma posição partidária. Ele diz a Temer que a crise no Brasil tem origens sócio-político-econômicas e que não corresponde à Igreja ou ao Papa dar uma receita concreta para que seja solucionada.

Francisco pondera, no entanto, que é preciso pensar nas pessoas mais pobres, que muitas vezes são as que “pagam o preço mais amargo” diante de soluções superficiais para crises.

A carta do Papa Francisco foi uma resposta a um convite de Temer para que viesse ao Brasil participar das comemorações dos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida neste ano. O Papa diz que, devido à sua agenda intensa, não poderá vir ao país. Mas afirma que inclui o Brasil de maneira especial em suas orações.

No texto, Francisco também lembrou da exortação apostólica “A Alegria do Evangelho”, na qual critica a visão de que o crescimento econômico é o único caminho para o crescimento equitativo e afirma que não se pode confiar apenas não mão invisível do mercado.