Padre Roque privilegia aliados para o novo secretariado de Londrina

PTB, PSDB e nomes que já faziam parte da administração de Nedson Micheleti (PT) formaram a base da equipe do prefeito interino de Londrina Padre Roque (PTB) para o período em que a cidade será administrada pelo presidente da Câmara Municipal, enquanto não é definido o novo prefeito da cidade, que deverá sair de uma eleição entre os deputados federais Luiz Carlos Hauly (PSDB) e Barbosa Neto (PDT), por causa da cassação do registro do vencedor nas urnas, Antonio Belinati (PP).

Embora tenha anunciado que não usaria critérios políticos e sim técnicos para formar sua equipe, o prefeito em exercício acabou privilegiando nomes ligados a partidos que fizeram parte do grupo que o levou à eleição para a presidência da Câmara, derrotando a vereadora Sandra Graça (PP), ligada a Barbosa e Belinati, por 10 votos contra 9.

Estão no novo secretariado de Londrina, além do ex-vereador Tercílio Turini (PPS) – anunciado na semana passada como secretário de governo -, o secretário-geral do PTB do Paraná, Paulo Renato Matiuz, que comandará a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), e o presidente municipal da legenda, Paulo Ferreira Muniz, que presidirá o Codel – Instituto de Desenvolvimento de Londrina.

O vice-presidente do PSDB londrinense também está na nova equipe. Florindo Dalberto é o novo secretário de Agricultura e Ambiente. Os tucanos também indicaram os responsáveis pelas pastas de Obras, Junker Grassioto, e da Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensões dos Servidores Municipais, Walter Marcondes.

Da equipe de Micheleti, Sandra Nishimura, que coordenava o programa Economia Solidária, foi indicada para a Secretaria da Assistência Social, Idoso e Mulher, enquanto Camila Kauam Menezes continuará à frente da Administração de Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina. Os “critérios técnicos” foram obedecidos na escolha dos novos secretário de Fazenda e Planejamento, Saúde e Esporte. A pasta da Fazenda passa a ser ocupada por Denílson Vieira Novaes, funcionário de carreira de secretaria, onde era diretor de Tributos.

O ex-presidente da Associação Médica de Londrina, Aparecido José Andrade, comandará a Autarquia Municipal de Saúde. A Fundação de Esportes será dirigida por Júlio Brevilheri, supervisor da equipe de handebol da cidade, campeã nacional de 2008. Milso Paulo da Silva é o novo procurador-geral do município. Três pastas ainda ficaram vagas: Educação e Cultura, Cohab e Sercomtel.

O novo secretariado foi anunciado ontem pelo prefeito em exercício, que voltou a declarar que sua missão é manter a cidade funcionando até a posse do novo prefeito. “O povo de Londrina pode ficar tranquilo. Estamos trabalhando sem parar em um ritmo frenético. A volta às aulas será feita com normalidade, sem atraso. A Saúde não vai parar e receberá grande atenção e cuidado. Londrina não pode e não vai parar”, disse. Padre Roque reafirmou a necessidade de se reduzir custos e, por isso, uniu algumas secretarias. “Vamos fazer mais com menos. Esse é um dos meus principais compromissos”, finalizou.