Eleições 2010

Osmar Dias é prioridade nacional para o PDT

Mesmo que extra-oficialmente, o encontro estadual do PDT, que reuniu os prefeitos eleitos e os principais nomes do partido em um restaurante de Santa Felicidade, em Curitiba, serviu para o lançamento da candidatura do senador Osmar Dias ao governo do Estado em 2010.

A discussão sobre 2010 monopolizou a reunião e a candidatura de Osmar ganhou força com a declaração do ministro do Trabalho e Emprego e presidente licenciado da executiva nacional do PDT, Carlos Lupi, de que a eleição do governador do Paraná será prioridade no partido.

“A executiva nacional do PDT decidiu por unanimidade que a candidatura de Osmar Dias ao governo é prioridade número um do partido entre as 27 unidades da federação”, declarou o ministro, que participou do almoço após compromisso oficial de lançamento de cartilha contra o trabalho infantil. Osmar assumiu a candidatura e informou que o partido já vem elaborando um diagnóstico sobre o Estado, que servirá de base para seu projeto de governo.

“O PDT tem um projeto para o Paraná que vai ser construído em conjunto com a população. Estamos trabalhando informações com base no potencial de cada região, levantando as necessidades, as carências e os motivos de o Paraná ter 70% dos municípios com IDH abaixo da média nacional. O PDT está preocupado em colocar em prática um projeto que possa recuperar os investimentos no Estado e que dê oportunidade de o Paraná amplie mercados com base na sua vocação e possa fazer frente à crise econômica internacional”, declarou Osmar Dias.

O senador reafirmou que pretende manter a aliança partidária formada pelo PDT,

PSDB, PP, PPS, PSB e DEM, mas aceita novas adesões a seu projeto. “Temos um grupo político construído em 2004 e que em 2008 foi responsável pela reeleição do prefeito de Curitiba. Nós continuamos com este grupo. Tenho conversado com o PSDB, que reafirma a permanência deste grupo. Quanto às alianças (para as eleições de 2010), isto será definido após a definição deste projeto e a apresentação do projeto para todos os partidos. Se o PT quiser fazer parte deste projeto, será bem vindo”, disse.

Único representante de outra legenda no encontro, o presidente do PP no Paraná e vice-líder do governo federal na Câmara, deputado federal Ricardo Barros, afirmou que “o PDT é a bola da vez para as eleições ao governo do Estado”. Barros pode ser mais um elo para Osmar ter o PT ao seu lado.

Já o prefeito reeleito de Foz do Iguaçu, Paulo Mac Donald, cobrou lealdade dos partidos que formam a atual aliança. “Quando o senador foi chamado pelo presidente Lula para tratar do apoio às eleições municipais em Curitiba ele foi direto. Reafirmou o compromisso com a aliança. Se os outros partidos tiverem a mesma postura de Osmar Dias manterão este compromisso. O PDT cumpre a sua parte. Quem tem por ideal a transformação do Paraná que caminhe conosco”, disse, sobre a possibilidade de o PSDB lançar o prefeito de Curitiba, Beto Richa, para o governo do Estado.