Osmar Bertoldi ataca Beto e esquenta disputa

Aliados históricos em eleições anteriores, o PFL e o PSDB começam a campanha em clima de hostilidade.

O candidato do PFL à Prefeitura de Curitiba, vereador Osmar Bertoldi, abriu a temporada de provocações entre os postulantes à sucessão municipal, escolhendo como alvo justamente o candidato tucano Beto Richa. Em entrevista ao programa Jogo do Poder, da rede CNT, Bertoldi disse que Beto não tem iniciativa e é dependente de opiniões para as mais prosaicas tarefas.

O candidato do PFL mencionou um dos assessores mais antigos de Beto e candidato a vereador, Ezequias Moreira, como uma espécie de estepe do tucano, a quem ele consulta sobre tudo. “O Beto tem um problema de personalidade. Não acredito nem que ele mesmo vá resolver a situação. Até para ir ao banheiro, ele pergunta ao Ezequias, um assessor dele”.

Bertoldi citou ainda que teria conquistado o apoio do prefeito Cassio Taniguchi (PFL) justamente por ter um perfil mais empreendedor que o tucano, atual vice-prefeito de Curitiba. As declarações de Bertoldi foram feitas em resposta a uma pergunta do entrevistador que queria saber a opinião do pefelista sobre o jornal de campanha de Beto Richa. Distribuido logo após o debate entre os candidatos realizado pela TV Bandeirantes, no domingo, o jornal reproduzia críticas feitas durante o programa à proposta do pefelista para a área de segurança.

“Ele começou a política de desqualificar a imagem dos adversários. Eu também lancei um jornal sobre o debate, mas mostrando minhas propostas para a cidade. Administrar a cidade se faz com dignidade e lisura e não com ataques pessoais.

Talvez seja um pouco de rixa, porque o prefeito Cassio optou pela minha candidatura. O prefeito sabe para quem quer deixar a cidade. Quer que Curitiba fique em boas mãos, mãos de quem tem responsabilidade para administrar”, provocou.

Ação judicial

A assessoria de Beto Richa informou que ele não assistiu ao programa e que não pretende responder ao pefelista. Entretanto, as declarações de Bertoldi já foram analisadas pela assessoria jurídica da campanha tucana que decide hoje se tomará alguma providência legal contra o concorrente.

Mas Ezequias Moreira se sentiu diretamente ofendido e irá entrar com uma representação junto à Justiça Eleitoral requerendo direito de resposta. Ele também acusará Bertoldi por crime eleitoral de injúria. Para Ezequias, o candidato do PFL mostrou “desequilíbrio” e “agressividade gratuita”.

Candidatos fazem reuniões

A campanha do candidato a prefeito Osmar Bertoldi (PFL) vai contar com o apoio dos proprietários dos principais bares e casas noturnas de Curitiba. Anteontem, num encontro com empresários do setor, Bertoldi destacou a importância dessa atividade econômica para a cidade, especialmente ao turismo. O incentivo ao setor de serviços, principalmente às atividades ligadas ao turismo, é uma das prioridades do plano de governo de Bertoldi.

PSDB

Ontem, o candidato a prefeito do PSDB, Beto Richa, reuniu-se com o senador Alvaro Dias e recebeu o seu apoio na disputa. O senador foi portador do incentivo da Executiva Nacional do PSDB e do presidente nacional do partido, José Serra, que disputa como favorito a prefeitura de São Paulo. Beto também visitou a feira-livre da rua Nunes Machado, no bairro Rebouças. Acompanhados da mulher de Beto, Fernanda Richa, e de integrantes da Juventude do PSDB, os candidatos da coligação “Curitiba Melhor Pra Você” (PSDB, PSB, PDT, PP, PSL, PTN, PAN e PRONA) visitaram todas as barracas, conversaram com feirantes e seus clientes e conquistaram votos.

Voltar ao topo